Imprimir

Notícias / Agricultura

Valorização, demanda de mercado interno do cultivo do alho e seus benefícios

Da Redação - Vanessa Alves

O alho, vegetal com vários benefícios para a saúde, é conhecido pelo sabor que da a comida e por seu aroma envolvente. Um dos temperos e remédios caseiros mais conhecidos no mundo, a planta de propagação vegetativa é cultivada desde tempos remotos.

Leia mais
Bananas: produção é mais barata, mas exige atenção e cuidados na lavoura
Bocaiúva: fruta pode ser utilizada até em suplementos para animais

Cultura de clima frio, suporta baixas temperaturas e resistente bem a geadas. A planta exige pouco frio no início da cultura, muito no meio do ciclo e dias longos no final. Portanto, temperatura e fotoperíodo (quantidade de luz que um lugar recebe durante o intervalo de um dia) são fatores de clima extremamente importantes à cultura do alho, influindo na fase vegetativa, no bom desenvolvimento e na produtividade.

Não seria estranho que a maior parte do que é mais cultivado no país viesse da região Sul. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são responsáveis por 33% da demanda do mercado interno. Na fase inicial a irrigação é feita através de aspersão. A colheita inicia com o amarelamento da folhagem ou estalos ou tombamentos.

Em decadência no Brasil devida a forte concorrência que sofre do mercado exterior - o que é importado supera a produção nacional, o Brasil exportou apenas 0,59% de toda a produção nacional nos últimos dois anos, segundo dados da Associação Nacional dos Produtores de Alho (Anapa), enquanto a China produziu 77% do alho consumido no mundo.

Em 2010, foram cultivadas 17,6 milhões de toneladas de alho. No primeiro semestre de 2012, a produção nacional diminuiu 21%. A importação do alho no Brasil no ano de 2012 foi de cerca de 45%. Segundos dados da Anapa, em janeiro de 2013 foram importados 11.614 toneladas de alho, mais que a produção interna da cultura.

Culinária e saúde
Seu sabor e aroma característicos lhe confere um sentimento de 'ame-o ou deixei-o'. O forte gosto da raíz traz inúmeros benefícios para a saúde. A planta destaca-se quanto ao valor nutricional pelo seu conteúdo em calorias, proteínas, carboidratos, fósforos, vitamina (B1) e (B6).

Na medicina caseira o alho serve como analgésico, anti-inflamatório, antisséptico, antibacteriano, antimicótico e antiviral. Pode proteger o fígado, é diurético, antioxidante e estimula o sistema imunológico. É indicado no controle da hipertensão, reduz o colesterol e também é indicado em gripe e resfriados.

Leia mais notícia do Agro Olhar
Imprimir