Imprimir

Notícias / Agricultura

Executivos acham que China será maior comprador de trigo da Austrália

Agência Estado

A China deve superar a Indonésia e se tornar o principal importador de trigo da Austrália na safra 2013/14, disseram nesta quarta-feira executivos de trading e inspetores de cargas nos bastidores de uma conferência sobre grãos em Fremantle, na Austrália. Até agora, a China já fechou a compra de 2,2 milhões de toneladas do cereal australiano, mas a expectativa é de que o volume alcance 4 milhões de toneladas no ciclo, que se inicia em 1º de outubro.

A declaração, aliás, ocorre logo após o gigante asiático anunciar a compra de 55 mil toneladas de trigo da Austrália, a US$ 330 por tonelada (custos e frete inclusos).

Segundo os executivos, chuvas e geadas prejudicaram a safra de trigo da China, obrigando o país a buscar o cereal no mercado internacional para repor os estoques. Desde 1º de julho, a nação já comprou 3,7 milhões de toneladas do produto proveniente dos Estados Unidos, além de programar a compra de outras 1,1 milhão de toneladas. No total, a China espera importar 9,5 milhões de toneladas de trigo de várias origens em 2013/14.

A Indonésia, até então o maior importador da Austrália, tem dado preferência ao produto da Índia e da região do Mar Negro, que é mais barato. De acordo com os executivos, a Indonésia importará 3,8 milhões de toneladas de trigo em 2013/14. Fonte: Dow Jones Newswires.
Imprimir