Imprimir

Notícias / Agricultura

Cooperativas familiares ganham incentivo para acessar políticas e fortalecer a gestão

MDA

O ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, e o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, assinaram, na manhã desta quinta-feira (22), em Brasília, Acordo de Cooperação Técnica para beneficiar agricultores familiares de todo o Brasil. O acordo, entre MDA e OCB visa promover novas capacitações para as cooperativas, além de contribuir para o crescimento desse setor e de seus associados, por meio de políticas públicas do Governo Federal.

Atualmente, existem 6,6 mil cooperativas no Brasil, com mais de 11 milhões de associados. O ministro Pepe Vargas acredita que esse acordo vai melhorar a participação dos agricultores familiares no segmento. “Esse é um público em potencial, que pode reforçar numérica e politicamente o sistema de cooperativas. A intenção é fazer o pessoal aprimorar sua gestão cooperativista”, disse.

Para o presidente da OCB, a parceria vai atingir todo o universo dos agricultores familiares. “Atualmente, 74% dos agricultores cooperados têm um perfil familiar. Todos poderão ser beneficiados com os programas do MDA, inclusive com o Mais Gestão, que é uma novidade. Ele vai orientar os agricultores familiares a praticarem uma melhor gestão do seu negócio cooperativo e, com isso, obter melhores resultados”, adiantou o presidente.

O acordo vai permitir, também, que agricultores familiares cooperados participem mais efetivamente de programas do MDA, como os de Aquisição de Alimentos (PAA), de Alimentação Escolar (Pnae) e de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). “Muitas vezes, essas ações não são utilizadas por falta de informação. Por isso fizemos essa aliança estratégica para ajudar no desenvolvimento desse processo”, finalizou Márcio de Freitas.

Mais Gestão

Novo programa de assistência técnica do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) - Ater Mais Gestão - que visa ensinar técnicas aos agricultores familiares para administrar melhor seus empreendimentos e aumentar a comercialização de seus produtos.

A iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso de empreendimentos da agricultura familiar aos mercados por meio da qualificação e da maneira como cada um administra seus projetos.

OCB

A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) é o órgão máximo de representação das cooperativas no País, criada em 1969, durante o IV Congresso Brasileiro de Cooperativismo. A entidade veio substituir a Associação Brasileira de Cooperativas (ABCOOP) e a União Nacional de Cooperativas (Unasco). A unificação foi uma decisão das próprias cooperativas.

Entre suas atribuições, a OCB é responsável pela promoção, fomento e defesa do sistema cooperativista, em todas as instâncias políticas e institucionais. É de sua responsabilidade, também, a preservação e o aprimoramento desse sistema, o incentivo e a orientação das sociedades cooperativas.
Imprimir