Imprimir

Notícias / Agricultura

Pesquisa estuda fruto usado na confecção da cuia do chimarrão

USP/ESALQ

 Apesar de ainda ser uma planta subaproveitada, a rentatibilidade, o baixo custo de produção e a adaptabilidade a diferentes condições ambientais fazem do porongo uma cultura muito importante para a economia do sul do país. O fruto que fornece matéria-prima para a confecção das cuias é objeto de uma tese de doutorado da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP/Esalq) em parceria com a Universidade Federal Santa Maria (UFSM).

O engenheiro agrônomo Wolmar Trevisol, que desenvolveu a pesquisa, explica que a cultura do porongo é muito importante para a agricultura familiar em algumas regiões do Estado do Rio Grande do Sul, pois a renda auferida melhora a qualidade de vida dos agricultores e proporciona a geração de muitos empregos.

– No entanto, a cultura não desperta o interesse do agronegócio, tampouco das instituições governamentais de ensino, pesquisa e fomento, justamente por conta da pequena escala de produção – afirma.

Para servir de base a novas pesquisas, além de oferecer subsídios ao manejo da cultura, foram analisados, na região de Frederico Westphalen (RS), os aspectos principais da fenologia e morfologia da planta, como a relação do número de folhas e flores por fruto, taxa de fecundação efetiva, ponto de colheita e biologia floral.
Imprimir