Imprimir

Notícias / Agricultura

Agricultores de SE começam a armazenar alimento para a seca

Globo Rural

 A área plantada com milho, este ano, chegou a 15 mil hectares no município de Porto da Folha, sertão de Sergipe, 20% a mais que em 2012. A boa estação chuvosa motivou os produtores. De maio até agora foram 255 milímetros, cerca de 30% mais do que no mesmo período do ano passado.

Desde julho, os produtores estão colhendo. A maioria, vai usar a safra para a fabricação da silagem para alimentar o gado no período da seca. Cícero Borges plantou 110 hectares de milho e conta que já preparou 400 toneladas de silagem para dar ao rebanho de 100 cabeças.

Na propriedade dele, a máquina não para. Os pés de milho são triturados por inteiro e em seguida armazenados.
A silagem pode ser armazenada em uma espécie de trincheira, entre duas paredes, e na superfície. Das duas formas, a conservação é a mesma e se bem armazenada, a silagem pode durar todo o período de estiagem.

O milho triturado é coberto com uma lona e sobre ela são colocadas algumas camadas de terra para evitar a entrada de ar. É preciso esperar 21 dias, até que ocorra a fermentação e só depois o preparado pode ser consumido. “O bom acondicionamento é fundamental. É preciso fechar o silo de forma que não penetre ar porque o processo de fermentação é anaeróbico, se entrar ar, o silo começa a entrar em putrefação e é perdido”, explica o técnico agrícola Sérgio Waltenberg.
Imprimir