Imprimir

Notícias / Agricultura

Fiscais do Mapa distribuem frango congelado em protesto contra indicação de Figueiredo

De Brasília – Vinícius Tavares

Fiscais federais agropecuários distribuíram cerca de duas toneladas de frango congelado à população em protesto nesta terça-feira (27) em frente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em Brasília, contra o processo de politização da pasta.

O protesto teve a participação de mais de 100 delegados sindicais ligados à Associação Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical).

Leia mais:
Anffa diz que Figueiredo foi indicado pelo JBS para operar esquema no Ministério da Agricultura
Deputado acusa JBS de indicar Figueiredo e desafia secretário a provar conhecimento da área

Os manifestantes estão em greve há mais de uma semana. O estopim do movimento foi a exoneração do veterinário Ênio Marques da Secretaria de Defesa Animal (SDA) e da posse de seu substituto, o advogado cuiabano Rodrigo Figueiredo.

“Todo o frango entregue foi inspecionado e levou o selo do SIF (Sistema de Inspeção Federal)”, garantiram diretores da Anffa ao Agro Olhar/Olhar Direto.

O presidente da Anffa e o deputado federal Abelardo Lupion (DEM-PR), acusam Rodrigo Figueiredo de ter sido indicado ao cargo pelo PMDB a pedido do frigorífico JBS, maior empresa de processamento de proteína animal do mundo.

Segundo eles, o objetivo desta indicação é levar os pequenos frigoríficos à falência através de mudanças de normas e procedimentos para beneficiar somente grandes empresas.

Outros protestos contra a “politização” do mapa ocorrem quinta e sexta-feira, quando acontece assembleia geral da entidade para analisar os rumos da mobilização.
Imprimir