Imprimir

Notícias / Economia

Consumidor alemão está disposto a gastar, mas se mostra cauteloso

Valor OnLine

 Após uma melhoria por três meses consecutivos, as expectativas econômicas dos consumidores alemães recuaram pela primeira vez em agosto. O indicador que mede esse sentimento caiu 2,5 pontos, passando de 4,3 pontos em julho para 1,8 ponto um mês depois. Ainda assim, continua em um nível positivo (acima de zero).

Conforme o levantamento do instituto GfK, os alemães sentem claramente que a economia do país está melhorando, mas acreditam que a recuperação deve ser mais lenta nos próximos meses.

Essa perspectiva menos otimista dos consumidores para a economia do país seria um dos motivos para o recuo na expectativa de renda. Depois de quatro meses seguidos de alta, o índice de expectativa de renda caiu pela primeira vez em agosto, para 37,2 pontos, após se situar em 42,8 pontos em julho. Essa leitura, observou o GfK, ainda é extremamente expressiva.

Embora o cenário seja de um crescimento econômico na Alemanha moderado, com efeito na renda, os alemães mostraram-se dispostos a gastar. O indicador referente ao desejo de consumo subiu 3,7 pontos, para 44,4 pontos em agosto, o maior nível desde dezembro de 2006.

A pesquisa trouxe ainda que o índice geral de confiança do consumidor é estimado em 6,9 pontos para setembro, após os 7 pontos em agosto.
Imprimir