Imprimir

Notícias / Energia

Governo abre licitação para exploração de gás natural no Teles Pires na Bacia do Parecis

Da Redação - Rodrigo Maciel Meloni

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) realiza a 12ª rodada de licitações da Agência, onde serão concessionados 240 blocos, 14 deles na Bacia do Parecis, que abriga o Rio Teles Pires (MT). Os blocos possuem juntos 41.431 km² de extensão.“No Rio Teles Pires há 800 metros de gás natural borbulhando com tanta intensidade que se pode gravar o ruído”, destacou a diretora da ANP, Magda Maria de Regina Chambriard.

Leia mais
Petrobras monopoliza mercado de gás natural e ANP quer por fim a 'farra'
Abastecer com etanol só é vantajoso em Mato Grosso e Goiás, informa ANP

A autarquia, que tem por finalidade promover a regulação, a contratação e a fiscalização das atividades econômicas integrantes da indústria do petróleo, do gás natural e dos biocombustíveis, anunciou que o leilão para exploração desta bacia está marcado para ocorrer ainda em novembro deste ano.

A divulgação foi feita durante Audiência Pública da Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado, nesta quarta-feira (28), marcada para debater a primeira rodada de leilões do Pré-Sal. Estima-se que o volume do gás natural Onshore nesta bacia chegue a 124 pés cúbicos, algo em torno de 3.5113 m³ de gás.

“Não podemos deixar o gás natural (em terra) no Brasil fora do jogo. A gente sai do foco do Sudeste e vai para as regiões Nordeste, Norte, Centro-Oeste, e Sul. Um esforço claro de espalhar a exploração de petróleo e gás Brasil a fora, já que temos 95% de área sedimentar no país”, disse Chambriard.

O gás natural está presente em 163.905 km² do território nacional. Outras seis bacias localizadas nos estados do Acre, Amazonas, Paraná, São Paulo, Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, Goiás, Alagoas e Sergipe também serão licitadas.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), a qual a autarquia MT Gás é ligada, para obter mais informações sobre o leilão. Contudo, até o fechamento desta matéria não obteve êxito.
Imprimir