Imprimir

Notícias / Agricultura

Chuva no Sul e Centro-Sul de MT anima produtores e cria boas expectativas para plantio de soja

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Apesar de são serem esperadas para esta época, as chuvas caíram sobre algumas localidades de Mato Grosso e são muito bem vindas, sobretudo para os produtores rurais, que com as precipitações criam boas expectativas para o plantio de soja após o término do vazio sanitário, em 15 de setembro.

No sábado (31), no município de Campo Verde, região Centro-Sul do Estado, a chuva surpreendeu durante 2 horas seguidas e algumas propriedades próximas à cidade também foram beneficiadas com a precipitação.

Estradeiro sai em caravana para verificar mais uma vez situação da BR-158

De acordo com o Climatempo, no início deste mês de setembro outras localidades na região Sul do Estado também receberam pancadas isoladas. As previsões são de que no decorrer da semana a umidade aumente sobre outras regiões de Mato Grosso.

E, apesar de os volumes de chuva ainda serem baixos, explica o Climatempo, já indicam uma mudança de padrão climático. Para o período até 12 de setembro não há previsão de grandes volumes, mas a tendência é de pancadas de chuva por todo o Centro Oeste brasileiro.

Abrapa e Ampa orientam produtores a não subestimarem helicoverpa; prejuízos chegam a R$ 10,7 bi

Segundo o engenheiro agrônomo Pedro Tales Tomazelli, de Campo Verde, a chuva neste momento é muito benéfica à cultura de soja, primeiro porque auxilia muito neste momento de preparação da terra, ajudando na incorporação do calcário nas áreas a serem plantadas. Também melhora a eficiência de fertilizantes aplicados no solo.

Segundo, porque as chuvas antes da semeadura de soja favorecem o nascimento de plantas indesejadas nas áreas de plantio, possibilitando a identificação e maior controle dessas plantas.

E, por último, a terra com umidade favorece a boa germinação das sementes de soja, etapa fundamental para o bom desenvolvimento das lavouras. Na safra passada, muitas regiões de Mato Grosso sofreram com a estiagem no período de plantio, o que prejudicou a produtividade em alguns casos.
Imprimir