Imprimir

Notícias / Cooperativismo

Ministério libera recursos para cursos de capacitação de mulheres rurais em MT

Da Redação - Vanessa Alves

A Empresa Mato Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), irá promover no mês de setembro cursos voltados para mulher trabalhadoras rurais que residem nos municípios de Colniza (1006 km de Cuiabá). Os recursos partiram do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e serão ministrados cursos de derivados de leite e biscoitos caseiros. 

De acordo com a extensionista da Empaer Conceição Santana Ribeiro, 15 mulheres rurais receberão orientação sobre boas práticas de fabricação, pasteurização, processamento, higiene e outros.

Leia mais 
Universidade promove evento e homenageia mulher rural durante evento de MT
Trabalhadoras rurais irão receber orientação sobre benefícios em projeto

Os cursos de biscoitos caseiros, produção de bolos, bolachas e tortas acontecerá no mês de setembro, na propriedade da produtora rural Nilza Maria Brandão. Os de derivados de leite ocorrem em outubro, com informação técnicas de como fazer requeijão cremoso, mussarela, queijo minas frescal e meio cura, iogurte, doce de leite pastoso e em barra. De acordo com Conceição, além de explicar como aproveitar o soro na fabricação de ricota, patê e bebida láctea, também será apresentada a técnica de como pasteurizar o leite cru.

Para ela, a intenção dos cursos é criar uma agroindústria para comercializar biscoitos e chocolate para famílias da comunidade. A maiorias das participantes já possui produções independentes, como no caso da senhora Nilza, que é produtora rural, e que possui em sua propriedade hortas caseiras, pomar, criação de pequenos animais e ainda cultiva cacau. Ela produz chocolate em pó e em barra com a moagem das amêndoas secas e moídas.

Desde 2008, técnicos da Empaer atendem em média mais de 100 famílias rurais por ano, na Comunidade Capa, prestando atendimento na área técnica, alimentar e de saúde. “Realizamos mais de 10 cursos de processamento de alimentos durante o ano”, esclarece Conceição.

Leia mais  notícia do Agro Olhar 
Imprimir