Imprimir

Notícias / Agricultura

Clima adverso compromete secagem de cacau na Nigéria, diz Associação

Agencia Estado

 O clima desfavorável continua prejudicando o setor de cacau da Nigéria, uma vez que a baixa qualidade dos grãos e os preços baixos dificultam a comercialização, informaram autoridades e traders nesta quarta-feira. 'O clima está frio e nublado, sem chuvas ou sol, e os produtores no Estado de Ondo enfrentam sérios problemas com a secagem do cacau', afirmou Adeola Adegoke, secretário nacional da Associação dos Produtores de Cacau da Nigéria.

Como resultado, as lavouras de cacau foram infectadas pela doença da podridão parda e existe um alto porcentual de umidade e mofo no cacau fermentado, disse ele. Não bastasse isso, os preços não estão animadores, observou Adegoke. 'Os preços atualmente estão em 270 mil a 290 mil naira (US$ 1.698 a US$ 1.823) por tonelada, mas nós achamos que deveriam estar em 400 mil Naira por tonelada por causa dos elevados custos de produção', acrescentou.

Ondo, no sudoeste da Nigéria, maior região produtora do país, responde por cerca de 40% da produção anual de 250 mil toneladas. O Estado agora está em temporada de chuvas, mas não chove há cerca de um mês. Em vez disso, o clima tem sido frio e nublado, o que impede os produtores de secar os grãos de cacau ao sol. Fonte: Dow Jones Newswires.
Imprimir