Imprimir

Notícias / Política

Presidente da Câmara adia instalação da PEC 215 para quinta-feira e irrita membros da FPA

De Brasília – Vinícius Tavares

O presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) adiou a instalação da Comissão Especial da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 215) que transfere do Poder Executivo para o Congresso Nacional a prerrogativa da demarcação de terras indígenas e territórios quilombolas.

Com o anúncio, Henrique Alves frustra mais uma vez os membros da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), já que seu compromisso era de instalar o colegiado nesta quarta-feira, dia 4.

Leia mais:
Câmara instala dia 4 Comissão Especial da PEC 215 para questionar demarcações de terras
Bancada indigenista debate constitucionalidade da PEC 215 e questiona Embrapa

O deputado prometeu instalar o colegiado nesta quinta-feira, dia 5. Apesar do novo compromisso, não convenceu os ruralistas, já que, a instalação da Comissão precisa ser lida durante sessão extraordinária e não há nenhuma prevista para dia 5.

Parlamentares ficaram bastante irritados com a decisão. “É mais uma tentativa de empurrar com a barriga. Está nos enrolando”, criticou Paulo Cesar Quartieiro (DEM-RR).

O deputado Moreirsa Mendes (PSD-RO) duvida que a Comissão seja instalada. "Ele não quis instalar nesta quarta-feira porque é um dia de muito movimento e daria grande divulgação. Ele até pode fazer isso amanhã, mas acho pouco provável", avaliou.  

Alves já havia adiado no primeiro semestre deste ano o início dos trabalhos por causa de pressão de  indígenas, que invadiram o plenário da Câmara Federal em abril para pedir a retirada da matéria de pauta.

Atualizada e corrigida às 19h21

Imprimir