Imprimir

Notícias / Economia

Czarnikow reduz estimativa de superávit mundial de oferta de açúcar

Agência Estado

 A corretora britânica Czarnikow revisou nesta quinta-feira sua estimativa do superávit mundial de açúcar na temporada 2013/14 para 2 milhões de toneladas, menos que as 3,9 milhões de toneladas previstas inicialmente, por causa da queda mais acentuada que a esperada na produção global.

'O que nós acreditamos que aconteceu é que as quedas de preço e o aumento da disponibilidade foram suficientes para encorajar uma alta acentuada na demanda. A demanda por açúcar tem sido muito mais forte que esperávamos. Nos últimos 12 meses, nos surpreendemos consistentemente com a força da demanda física e o crescimento do comércio global', esclareceu a Czarnikow. 'Os números revisados indicam uma queda maior na produção do que a inicialmente projetada, à medida que os produtores se adaptam a retornos mais baixos', acrescentou a corretora britânica.

A Czarnikow informou, ainda, que a redução da superávit mundial de oferta deve-se principalmente à queda na produção de açúcar de beterraba, atualmente projetada em 34,3 milhões de toneladas neste ano, patamar mais baixo desde 2010/11. O comércio global da commodity agora está em níveis recordes porque os preços estão abaixo do custo na maioria das nações produtoras, o que encorajou a demanda, explicou.

A corretora agora prevê um crescimento anual de 2,3% na demanda mundial por açúcar. 'Observamos neste ano fortes fluxos de importação em uma série de mercados da Ásia, África e Oriente Médio que responderam bem à queda dos preços', disse. Segundo a Czarnikow, a relação de oferta e demanda já está mudando com a redução da diferença entre o consumo e a produção. 'A firme demanda física nos diz que o lado da oferta está desafiado a cumprir a demanda', afirmou Toby Cohen, diretor da Czarnikow. Fonte: Dow Jones Newswires.
Imprimir