Imprimir

Notícias / Política

Silval tenta demover Funai de ampliar Parque do Xingu em terras da Gleba Maika

De Brasília – Vinícius Tavares

O governador Silval Barbosa (PMDB) tentará dar a cartada final junto à União para reverter o interesse manifestado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) de requerer terras da gleba Maika, no norte do estado, onde vivem milhares de famílias sem título de posse de suas terras.

Ocorre que a pretensão do órgão indigenista na área põe panos quentes sobre acordo com o governo federal para que as terras fossem transferidas ao Estado e as famílias fossem regularizadas.

Leia mais:
Funai requer área da Gleba Maiká para ampliar reserva e processo estaciona na AGU
Silval discute com AGU regularização fundiária da gleba Maiká em MT

Silval esteve reunido por mais de 40 minutos na AGU com o advogado geral da União, Luiz Inácio Adams, na terça-feira (3.9), para discutir uma solução. Segundo ele, novo encontro haverá na próxima terça-feira (10) para acabar com o impasse.

“Ainda vai ter desdobramentos. Fiquei lá 40 minutos com o advogado. Ainda não teve uma definição final. A Funai ainda mantém interesse na área. Tem que haver uma decisão do governo federal”, admitiu Silval ao Olhar Direto antes da solenidade de abertura do 9° Congresso Brasileiro do Algodão, em Brasília.

A Funai encaminhou ofício à AGU informando ter pretensões nas terras, localizadas em Marcelândia, para a ampliação do Parque Nacional do Xingu. Com isso, processo de transferência das terras para o Estado está parado.
Imprimir