Imprimir

Notícias / Cooperativismo

No RJ, escola rural incentiva permanência dos jovens no campo

Globo Rural

 As lições têm o direcionamento certo para os mais de 200 alunos matriculados do sexto ao nono ano do ensino fundamental. A maior parte deles é de filhos de agricultores da região, meninos e meninas que já ajudam as famílias no campo.

Além das disciplinas comuns às escolas regulares, como português, matemática e geografia, há matérias específicas como agronomia e zootecnia.

A fazenda escola Rei Alberto I fica no Parque Estadual dos Três Picos, na zona rural de Nova Friburgo, Região Serrana do Rio de Janeiro. Cercada de verde e de muitas lavouras, parte dos produtos agrícolas que abastece o estado é resultado do trabalho das famílias que têm as plantações como fonte de renda.

O pomar também funciona como uma sala de aula. As árvores foram plantadas por alunos há mais ou menos 10 anos. Eles já se formaram e agora outros estudantes dão continuidade ao trabalho.

Parte dos recursos para manter a escola vem da prefeitura de Nova Friburgo e os pais dos alunos também contribuem.
Técnicas de manejo, como adubação, capina e poda, são ensinadas, mas mais do que esses conhecimentos, os alunos encontram motivação para continuar os estudos e permanecer nas atividades rurais.
Imprimir