Imprimir

Notícias / Agricultura

Safra 13/14 de soja: relação de troca tem leve queda mas permanece mais alta que nas últimas safras

Especial para o Agro Olhar - Thalita Araújo

Os produtores de soja de Mato Grosso terão maior custo para produzir na safra 2013/2014 que nos ciclos anteriores, segundo mostram os números do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). A relação de troca registrou leve queda em agosto, mas permanece mais alta que nas últimas safras.

De acordo com o Imea, tomando como exemplo a praça de Sorriso, em junho deste ano o produtor precisaria de29 sacas de soja por hectare para pagar todos os insumos utilizados (sementes, fertilizantes e defensivos).

Leia também:
Perdas em pré e pós-colheita de grãos chegam a 4% da safra
Alta do dólar e falta de chuva nos EUA melhoram preços da soja ao produtor brasileiro

Em agosto a relação caiu para 26 sacas, mas é ainda maior que no mesmo período do ano passado, quando eram necessárias apenas 21 sacas para a compra dos insumos para a lavoura.

Na safra 2011/2012 essa relação era de 24 sacas por hectare. “Isso mostra que o produtor está gastando mais para fazer suas lavouras e, em consequência, elevando seu risco”, alerta o Imea através de seu boletim semanal.

O levantamento também mostra que o custo total de produção para o mês de agosto teve alta de 0,7% em relação ao mês anterior, contabilizando R$ 2.432,70 por hectare.
Imprimir