Imprimir

Notícias / Economia

Resolução do caso Fonterra reativa demanda asiática por lácteos

Agência Estado

Passado o escândalo envolvendo a maior exportadora de lácteos do mundo, a neozelandesa Fonterra, o mercado de derivados de leite deve voltar ao movimento de consolidação, com fusões e aquisições.

Nesta quinta-feira, a australiana de lácteos Bega Cheese ofertou 319 milhões de dólares australianos (US$ 298 milhões) para a fusão com a Warrnambool Cheese and Butter Factory. De acordo com o executivo da Bega, Barry Irvin, o movimento deve ajudar a companhia, que já tem 18% de participação de mercado, a economizar 7,5 milhões de dólares australianos por ano e ganhar escala 'com relevância global'.

A Warrnambool disse que seus diretores devem se reunir em breve para avaliar a oferta, mas o negócio tem ainda na disputa a Murray Goulburn Co-operative, maior produtora de lácteos da Austrália.

O crescimento da classe média na Ásia tem impulsionado o consumo de derivados de leite, trigo e outros tipos de alimentos produzidos de forma extensiva na Austrália e Nova Zelândia. Empresas chinesas, em particular, têm acompanhado a indústria agrícola da Austrália, na tentativa de garantir novas fontes de alimento confiável para atender a demanda futura do país. Fonte: Dow Jones Newswires.
Imprimir