Imprimir

Notícias / Agronegócio

Mato Grosso do Sul recebe mais 13 motoniveladoras pelo PAC 2‏

MDA

A localidade de Rio Brilhante, situada no interior de Mato Grosso do Sul, é um dos municípios que melhoraram sua produção agrícola e economia local com o auxílio de duas máquinas doadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal. Mato Grosso do Sul já foi beneficiado com as 74 retroescavadeiras previstas para o estado e recebe, nesta sexta-feira (13), mais 13 motoniveladoras para recuperar as estradas vicinais, importantes para o transporte de pessoas e de produtos da agricultura familiar.

A entrega será feita pela delegacia federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no estado, às 10h, no Centro de Convenções Senador Ramez Tebet, no município de Costa Rica (MS). O estado já recebeu outras 23 motoniveladoras. Com essa entrega, o Governo Federal já investiu em Mato Grosso do Sul quase R$ 5 milhões para aquisição destes equipamentos. A ação vai beneficiar 4,3 mil agricultores familiares dos 13 municípios contemplados, além de uma população rural de 119,7 mil pessoas.

O delegado federal do MDA em Mato Grosso do Sul, João Batista dos Santos, confirma os benefícios que as máquinas podem trazer para impulsionar a economia e a vida dos agricultores familiares do estado. “Essas motoniveladoras vão proporcionar melhores condições para as estradas, favorecendo o escoamento da produção. Isso atende não só a agricultura familiar e os assentados da reforma agrária, mas a agricultura como um todo. Quando consertamos a estrada para chegar num assentamento ou na propriedade da agricultura familiar, efetivamente você passa por estradas e propriedades maiores”, diz o delegado ao assegurar que esta é uma iniciativa que inclui e gera renda.

Crescimento

O secretário de Desenvolvimento do município de Rio Brilhante, Natal José Marchioro, comenta como foi a chegada da motoniveladora e da retroescavadeira para a agricultura familiar “Tínhamos assentamentos com dificuldades de locomoção, as estradas estavam danificadas pela pequena quantidade de máquinas que o município tinha no momento. Com essas máquinas que recebemos, começamos a trabalhar e melhorou bastante a condição das estradas. Trabalhamos em nove assentamentos e 40% deles já receberam todo o trabalho de melhoria das estradas”, comemora.

Natal fala da economia do município, localizado a 150 km da capital (MS). Ele afirma que o que movimenta o local é o leite e as pequenas culturas. “As máquinas, inclusive, servem para fazer alguns tanques de conservação de água, o que ajuda nessas culturas. Estamos usando os equipamentos para promover o desenvolvimento da agricultura familiar nesses segmentos”, completa.

De acordo com o último Censo Agropecuário (2006), a agricultura familiar no Mato Grosso do Sul possui mais de 41 mil estabelecimentos no campo e a maior participação dos agricultores é na produção de mandioca (77%) e café (68%)
Imprimir