Imprimir

Notícias / Agronegócio

Política Agropecuária debate ameaça a produtores de peru

Da Assessoria/ ALMG

A requerimento da deputada Liza Prado (PSB), a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realiza audiência pública nesta quarta-feira (18/9/13), às 15 horas, no Plenarinho II. O objetivo da reunião é debater a rescisão de contratos entre a Brasil Food S/A e produtores de peru de Monte Carmelo (Alto Paranaíba) e região, e a possibilidade de transferência da empresa para Goiás.

Em seu requerimento, Liza Prado mostra preocupação com esses produtores rurais de peru, em decorrência da rescisão dos contratos. Segundo ela, a Brasil Food teria rompido 80 contratos, havendo ainda estimativa de mais 20 rescisões, totalizando 100 contratos encerrados, o que atingiria todo o setor granjeiro regional de perus. Atualmente, a empresa está sediada em Uberlândia (Triângulo), mas cogita a transferência para o Estado vizinho de Goiás.

Convidados – Mais de 20 convidados foram chamados a participar da reunião. São eles: o titular da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Elmiro Nascimento; os subsecretários da Seapa, Edmar Gadelha (de Agricultura Familiar) e André Luiz Merlo (Agronegócio); os superintendentes da Seapa, João Ricardo Albanez (Política e Economia Agrícola) e Walter Antônio Adão (Desenvolvimento Agropecuário e Silvicultura); o presidente da Faemg, Roberto Simões; o assessor do governador do Estado, Marcos de Siqueira Nacif; o secretário executivo do Conselho Estadual de Política Agrícola, Lindomar Antônio Lopes; o assessor técnico do Minas Carne, da Seapa, Bruno Barros de Oliveira.

Além disso, foram também chamados representantes do município e da Brasil Foods: o prefeito de Monte Carmelo, Fausto Reis Nogueira; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Monte Carmelo, Ricardo Pinheiro; os presidentes de entidades de Monte Carmelo, Edélcio Rodrigues Pereira (Associação do Comércio e Indústria) e Fausto Ribeiro de Moura (Sindicato dos Produtores Rurais); e o secretário do Sindicato dos Produtores Rurais, Claiton Luiz de Lima; os presidentes da Associação dos Avicultores de Minas Gerais (Avimig), Antonio Carlos de Vasconcelos, e do Conselho Técnico Científico da Avimig, Emílio Elias Mouchrek Filho; o diretor técnico da Associação dos Granjeiros Integrados do Triângulo e Alto Paranaíba, Iran Parreira Júnior; e os executivos da Brasil Foods, Nilvo Mittanck (vice-presidente de Operações), Hélio Rubens Santos (diretor agropecuário), Paulo Rossato (diretor do Setor Jurídico e de Sustentabilidade), Ricardo Santini (gerente regional de Operações) e Ivan Peruzzo (gerente regional).
Imprimir