Imprimir

Notícias / Energia

Pré-sal já tem 3,4 bilhões de barris em reservas provadas, aponta ANP

Marta Nogueira / Valor

O pré-sal já acumula, em reservas provadas, de 3,4 bilhões de barris de petróleo e 174 bilhões de metros cúbicos de gás natural, afirmou a superintendente de definição de blocos da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Eliane Petersohn, durante seminários Técnico-Ambiental e Jurídico-Fiscal da Primeira Rodada do Pré-sal, da ANP.

Leia mais
Receitas do pré-sal compensarão arrecadação menor de impostos
Presidente diz que irá reavaliar modelo de concessões de rodovias para evitar novo fiasco

Atualmente, as áreas do pré-sal produzem cerca de 300 mil barris de petróleo e 10,5 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. Incluindo as áreas que não são pré-sal, o país produz cerca de 2 milhões de barris de petróleo diários. A ANP realiza, em 21 de outubro, o primeiro leilão do pré-sal sob regime de partilha de produção, onde colocará em concorrência o prospecto de Libra, na Bacia de Santos.

Libra já tem um poço perfurado com descoberta de petróleo. A expectativa da agência reguladora é que haja de 8 bilhões a 12 bilhões de barris de petróleo neste prospecto, de volumes recuperáveis.

O seminário realizado nesta terça-feira tem como objetivo apresentar informações técnicas e aspectos ambientais sobre a área de Libra e o jurídico-fiscal abordará a legislação e os instrumentos licitatórios (edital e contrato de partilha de produção), além de apresentar aspectos gerais sobre qualificação e habilitação de empresas; participações governamentais; pesquisa, desenvolvimento e inovação; e conteúdo local.
Imprimir