Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Opinião

Coragem

Desde a muito tempo estamos vivendo em um permanente e desavergonhado conluiu de partidos negociando apoios a título de garantia de governabilidade. Será só isso?

Será a governabilidade a única e verdadeira razão ou temos também um vergonhoso bazar de candidatos processados (pelas mais variados razões) a se oferecer ao eleitorado desinformado?

Na verdade, a maior parte negocia palanques na tentativa de se reeleger para salvar suas imunidades, seus esquemas, os empregos de seus puxa-sacos, suas mordomias e por aí vai. Por isso trabalham em conjunto, para manter a situação como está.

Nosso sistema eleitoral já não é uma única jabuticaba, é sim uma Jaboticabeira inteira, tal o conjunto de particularidades que apresenta.

Seus frutos são verdadeiras aberrações à brasileira, dentre os quais se destacam:

– um sistema eletrônico de votação hackeável (imaginem o que os “russos” podem fazer com a comprovada falta de segurança das urnas eletrônicas);

– a existência escancarada de caixas 1(por dentro), 2(por fora) e 3(por terceiros);

– condidatos condenados em 1a. instância podem concorrer;

– pessoas condenadas em 2a. instância estando ou não presas podem se inscrever no certame (a inscrição é permitida, mesmo a legislação não permitindo o concurso);

– políticos cassados e/ou presos podem ser lançados candidatos.

Isso tudo sem falar da indisfarçável preferência das grandes empresas de comunicação do país por candidatos negociáveis (ou seriam negociantes?) a esquerda, no centro e a direita, em detrimento da necessária imparcialidade.

Poucos se candidatam defendendo claramente o fim dos indecentes altos salários públicos, das mordomias palacianas, dos auxílios financeiros, das ajudas de custos, das aposentadorias especiais, das comissões interesseiras, das indicações politizadas, das assessorias de cabide.

Os brasileiros precisam ter coragem para lutar contra a mesmice do processo político que nos tem aprisionado a décadas.

Não tenham dúvidas, a falta de vergonha daqueles que se candidatam buscando imunidade e manutenção de status, ao contrário do que pretendem, só nos dão coragem para negar-lhes nossos votos.Anúncios


Marcelo Augusto Portocarrero é Engenheiro Civil/ UFMT.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet