Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

O que é Feminismo?

Quando uma mulher afirma que não precisa do feminismo é como se ela estivesse jogando fora todos os seus direitos. O direito ao voto, o direito à fala, o direito ao trabalho, o direito ao salário, o direito à maternidade, o direito a usar as suas roupas, o direito ao estudo, o direito de ser livre, o direito de ser respeitada como ser humano.

Feminismo não é sinônimo de machismo. Feminismo não é colocar a mulher num patamar elevado ao do homem, isso seria femismo, é bem diferente. Feminismo é igualdade de direitos entre mulheres e homens. Se você for procurar por feminismo no dicionário, encontrará a seguinte definição: “ 1. doutrina que preconiza o aprimoramento e a ampliação do papel e dos direitos das mulheres na sociedade”. Aconselho que você, mulher, pense muito bem antes de dizer que não precisa dos seus direitos, pois se hoje podemos usá-los é porque muitas de nós lutaram por eles um dia.

Respeite aquelas que em 1932 conseguiram para nós o direito ao voto no Brasil, ou vai me dizer que você não gosta de ter a sua opinião ouvida? Se atualmente o direito é “nosso e ninguém tira” é porque muitas feministas “deram a cara a tapa” por vocês e a história delas não merece ser menosprezada com frases do tipo “eu não preciso do feminismo”. Isso não é verdade! Você precisa e vai precisar sempre se quiser continuar sendo livre e respeitada.

O movimento feminista surge para que haja o fim da desigualdade salarial entre homens e mulheres, igualdade de participação das mulheres no cenário político do país, questões de saúde, libertação dos padrões de beleza impostos pela sociedade, combate aos diversos tipos de assédio tal como o moral e o sexual, fim da violência contra a mulher, direitos relacionados à maternidade e amamentação, entre tantos outros.

O feminismo é do bem e para o bem das mulheres. É você poder sair de um relacionamento abusivo sem ser violentada, é você poder ter um curso superior, é você poder votar e ser votada. O direito que hoje é seu não veio por acaso e de uma hora para outra, ele é fruto de mulheres guerreiras que foram às ruas e batalharam para que você os tivesse, não aceitando serem tratadas como seres inferiores aos homens.

As feministas me representam e representam todas as mulheres que nos dias atuais podem ser e fazer o que quiserem. Todas nós deveríamos ser feministas e quando você perceber que essa afirmação é verdadeira, vai entender que nesse exato momento você nada mais é do que fruto das lutas feministas por uma sociedade mais justa e igualitária.

Guerreira, vá e lute pelos seus direitos! Eu já faço a minha parte, e você, vai deixar que o machismo te vença?
 

Michelle Leite de Barros é Advogada em Cuiabá/MT.
 

 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet