Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Opinião

1º Simpósio Mato-grossense de Hepatologia

Neste mês de outubro, médicos envolvidos no atendimento de pacientes com doenças do fígado do único Serviço de Referência do Estado (HUJM), promovem o 1º Simpósio Mato-grossense de Hepatologia, com apoio da Sociedade Brasileira de Hepatologia (SBH), Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e patrocínio das empresas: Oncomed, Imagens- Medicina Diagnóstica, Vida Diagnóstico e Saúde e Tecno Vida.

O evento pretende congregar médicos, residentes e alunos de Medicina que lidam com esses pacientes, mediante palestras e discussão de temas importantes relacionados às doenças do fígado.

As doenças hepáticas são causa importante de morte e sofrimento humano em todo o mundo. Isso não é diferente no Brasil. Além da importância de doenças como hepatite B, hepatite C, tumores do fígado e outras patologias conhecidas há muito tempo, cresce agora em importância a doença gordurosa do fígado, que adquire carácter pandêmico, de proporções gigantescas neste novo século.

 A julgar pelo número de atendimentos mensais realizados no Serviço de Hepatologia, têm aumentado o número de pacientes que apresentam doenças do fígado e cirrose, que vêm encaminhados de outros serviços em busca de tratamento específico e, por vezes, já com necessidade de transplante de fígado – realizado somente fora do Estado.

O 1º Simpósio Mato-grossense de Hepatologia, que acontece entre 26 e 27 de outubro de 2018, no Auditório da Oncomed-MT, será uma ótima oportunidade para atualização e capacitação dos profissionais de saúde no enfrentamento das doenças do fígado, contribuindo para a melhoria do atendimento dos pacientes com essas enfermidades.
 

FRANCISCO JOSÉ DUTRA SOUTO é Doutor, médico hepatologista, professor titular da Faculdade de Medicina- Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT, Pesquisador do CNPq, Ex-vice-Reitor da UFMT (2008 - 2012). Ex-Diretor Superintendente do Hospital Júlio Müller-HUJM (2014). Ex-vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia. fsouto@terra.com.br 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet