Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Tem uma idade certa para se colocar prótese de silicone?

Na verdade, não há uma idade certa. O que a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) recomenda que as próteses de silicone em adolescentes possam ser colocadas se os hormônios do corpo já estiverem estabilizados, ou seja, que a menina já tenha menstruado e o corpo dela já pode ser considerado de uma mulher adulta.

Em geral lá por volta dos 16 anos de idade, mas quem menstrua mais tarde, a mama pode crescer até os 18 anos, mas não é regra.

Outro ponto é que para que seja feita a cirurgia, a adolescente por ser menor de idade tem que ter a autorização dos pais ou responsável, tanto pelos riscos como pela legislação.

Após a fase da autorização, a paciente e seus pais devem decidir pelo tamanho da prótese. Que é recomendado que seja sem exageros para não comprometer também a postura da adolescente.

A terceira fase é a cirurgia em si e depois o pós-operatório que define o sucesso da cirurgia que dura em torno de uma hora. Deve-se evitar suspender os braços acima da cabeça, exercícios físicos que envolvam tórax e braços, só podem ser feios após 30 dias assim como dirigir.

Em geral é feita prevenção de infecção com antibióticos por 10 dias.

Mas lembre-se, é importante que todo o processo desde a consulta até a cirurgia e o acompanhamento seja feito por um cirurgião plástico que possui registro no Conselho Federal de Medicina (CFM) e faça parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

 
Benedito Figueiredo Junior é cirurgião plástico na Angiodermoplastic. E-mail: drbeneplastica@gmail.com
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet