Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Carnaval, álcool e bebidas energéticas: Asas a que preço?

Embora o consumo moderado de álcool possa proteger contra doenças cardiológicas, o excesso tem consequências graves, principalmente em comemorações como o Carnaval, onde bebe-se muito e em pouco tempo.

Mais de 5 drinques para homens e 4 para mulheres são suficientes para provocar embriaguez e elevar os níveis de álcool no sangue acima de 0,08%,  ilegal em muitos países. Após esta quantidade de álcool, o indivíduo perde o discernimento e se expõe a riscos, como agredir ou ferir alguém, ou ferir-se, a violência doméstica, a acidentes de carro, e também a hipertensão arterial, infarto e acidente vascular cerebral hemorrágico.
Há outros riscos: os jovens frequentemente associam bebidas energéticas ao álcool. Elas podem lhe dar asas,  mas a que preço?

Estudo australiano mostrou que o número de atendimentos em emergências hospitalares a usuários de energéticos, praticamente dobrou entre 2007 e 2011, mostrando expressivo aumento no consumo e preocupante descaso ou ignorância sobre seus efeitos colaterais.

O mesmo estudo apontou incidência de 40% de efeitos colaterais como: taquicardia, agitação, agressividade, cefaleia, náusea, vômito, dores no peito, e raramente crises convulsivas, devido à ação cardiovascular e psicoativa da cafeína e da taurina.

A literatura descreve infarto do miocárdio em adolescentes, espasmo de coronárias, dissecção aguda da aorta, fibrilação atrial e parada cardíaca após uso excessivo de energéticos. Estes efeitos não são atribuídos apenas à cafeína, mas a outros componentes, como a taurina que interfere com os canais de sódio nas células cardíacas, podendo levar a arritmias. A L-carnitina e o açúcar, contido em alta quantidade,eleva os níveis de insulina,que aliados à glucoronolactona,provocam disfunção endotelial e aumentam a resistência cerebrovascular, dificultando a circulação cerebral.

Os fabricantes de energéticos afirmam que a quantidade de cafeína em cada bebida não é maior que a cafeína contida em uma xícara de café.Porém estudos mostram que a cafeína contida no café produz bem menos efeitos colaterais. É que os efeitos relatados não são apenas da cafeína, e sim da ação conjunta das várias substâncias contidas nos energéticos. Dada a frequência de efeitos deletérios, alguns países europeus proibiram sua venda a menores de idade.

Importante ressaltar que o uso de energéticos mascara os efeitos do excesso de álcool, fazendo o indivíduo não avaliar bem o estado de embriaguez, podendo beber mais do que gostaria ou poderia. Ou seja, ao juntar dois elementos com efeitos nocivos parecidos para o sistema cardiovascular e para o comportamento, é quase certo que o indivíduo vai sofrer um deles.

Isto sem contar quando entram em cena os estimulantes ilícitos como anfetaminas e ecstasy, potencializando mais efeitos e riscos.

Por isso, caro leitor, lembre-se de que há muitos carnavais pela frente para serem curtidos, vá com moderação no álcool, hidrate-se bem com água ou sucos, alimente-se regularmente e deixe de lado os energéticos. Use e se contagie com a boa e saudável energia que vem de seus companheiros de alegria.
 

José Almir Adena é médico cardiologista e um dos fundadores do departamento de Cardiogeriatria da Sociedade Brasileira de Cardiologia(SBC). Participou das primeiras diretrizes de cardiogeriatria publicadas pela SBC. Membro da Academia de Medicina de Mato Grosso –Cadeira 7.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet