Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Opinião

GoT – O jogo dos Tronos nos 7 Reinos do Pantanal

Se você nunca assistiu Game of Thrones é pouco provável que você entenda esse texto.

O Jogo dos Tronos no Reino do Pantanal está pegando fogo, ainda mais depois que o Anão perdeu as eleições e foi abandonado pela família Magginnister, deixando terra arrasada, não sobrando pedra sobre pedra em todo Reino. Quem assumiu o trono foi Cerseires, cuja arrogância só não é maior que sua incompetência em gestão e a injustiça com que trata seus súditos, favorecendo os Reinos do Legislativo e do Judiciário em detrimento do Reino do Executivo, colocando toda a culpa da falência e destruição no pobre Imp.

Quem está de olho no trono e vem sedenta de poder é Janaenerys Targaryan, que depois que assumiu a Assembleia dos Dohtraki, promete vir com sua horda de cabos eleitorais (pagos com dinheiro público) com força total para recuperar o lugar de manda chuva do Reino, perdido por seu pai após este ter sido traído por seus comparsas da capital e levar uma punhalada pelas costas do seu principal cúmplice. Ela diz que vai ser justa e boazinha, ao contrário do papai Targaryan, porém a cada vez que fala isso seu nariz cresce. Detalhe: ela promete usar todos os seus direitos, mesmo os imorais e antiéticos.
Os bastidores estão cada vez mais em polvorosa na busca pelo poder supremo do Trono de Soja. Stannis Paletó, que está sempre se atrapalhando com o que faz, com o que diz e onde guardar o dinheiro, também está reunindo seu grande exército de cabos eleitorais (com dinheiro público, claro), para, primeiro, dominar a capital e depois estender o seu domínio para os 7 reinos. Carlos Varys, o imortal, que sempre esteve mancomunado com quem detinha o poder diz todo dia para a morte: Hoje não! E continua em mais um de seus infindáveis mandatos, pronto para fazer conchavos com o poderoso de plantão – a típica política de seu partido. Mindinininho, o empreiteiro, também está de olho no favorito ao trono para poder investir seu ouro com mais segurança em quem tiver maiores chances de chegar ao trono.

O reino mais rico de todos, o Reino do Agronegócio prefere fazer investimentos em larga escala. Como ali o dinheiro não falta, prefere investir ao mesmo tempo em vários postulantes ao trono, pois quem ganhar, com certeza vai dar um retorno muito maior que o investimento realizado. Como eles mesmos dizem: ganha a guerra quem tem mais dinheiro. Ademais, quem anda comendo pelas beiradas é o Procurador Oberyn, que canta, dança, sapateia, fala como o homem da cobra, mas na hora H leva uma rasteira e acaba esmagado pelo sistema, que é do tamanho de uma montanha (muito embora ele diga que não quer mais ser rei).

Como esquecer de Walder Frey, o ex-presidente da Assembleia, aquele que nunca ri, está sempre com o semblante fechado, bravo, pronto para enfiar uma estaca no coração de todo aquele que ousar discordar de suas ideias e que agora está de licença para tentar tomar para si as Terras do Outro Lado do Rio? A partir dali só o Corvo de 3 Olhos sabe onde ele vai chegar.

Enquanto isso, o povo dos Sete Reinos segue penando, mas, afinal, o que esperar? Esse povo há décadas não consegue escolher um governante que preste (mais por falta de opção que má-fé). Continuam seguindo suas vidas como White Walkers, em troca de um vale-combustível, de um sacolão, de um cargo comissionado. Por motivos óbvios, ainda não apareceu e nem vai aparecer tão cedo um João Snow da vida, o que faz com que esse povo sempre esteja à mercê dos dragões da Ganância, da Corrupção e do Cinismo, que devoram pouco a pouco a dignidade e a autoestima desse povo valoroso e sofrido. Só resta então uma coisa:

- Dracarys!
 

Eustáquio Rodrigues Filho é Cristão, Servidor Público e Escritor. Autor do livro "Um instante para sempre". Instagram: @eustaquiojrf.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet