Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Opinião

A reabilitação da integridade física, psíquica e social do ser

A reabilitação como fator de devolução da autonomia do ser e resgate da autoestima e liberdade, detém no ato de transcender, de transgredir limitações físicas e psíquicas,a superação como principal mote para o rompimento dos obstáculos motores. Esta, por sua vez,vem geralmente acompanhada da necessidade de transpor outras barreiras do próprio ‘eu’.

Muito além da capacidade técnica do profissional de fisioterapia, é imprescindível a contribuição do paciente no processo de evolução, pois a ele cabe o sentido e a satisfaçãoda vida, a autoavaliação das suas capacidades para as atividades da vida diária. Este fator é primordial para sua motivação com o tratamento. E para que isto ocorra de fato, é necessário estreitar os laços,com base na comunicação e no diálogo, entre fisioterapeuta e paciente.  

A atuação deverá estar pautada na ética, humildade,respeito à dignidade e aos direitos do ser humano, além de cumprir os princípios que regem avisão do paciente como “um todo”, a universalidade, equidade e integridade na atenção em saúde. A relação jamais poderá ser pautada pelas regras de balcão de um comércio. É preciso, contudo, estabelecer limites claros para que o tratamentoevolua.

Seguindo no campo subliminar, é preciso lembrar que aOrganização Mundial de Saúde (OMS) considera que saúde plena é definida como o bem-estar global da pessoa - físico, mental, social e espiritual, não apenas ausência de doença.  Portanto, promover a saúde do ser humano vai muito além do “reabilitar’’ de forma segmentada, focado no diagnóstico clínico e fisioterapêutico. É olhar com os olhos e um atuar conjugado entre mãos e o coração.

Diante desta visão ampla do significado da reabilitação, destaca-se como um auxílio digno de consideração na participação da qualidade de vida, por meio dos aspectos subjetivos do ser humano. Quando passamos da dimensão do ser enquanto indivíduo e avançamos para o olhar social, parte de um todo que congrega 6,7% dos brasileiros, deficiência, seja física ou intelectual, merece sempre um olhar sensível à causa.

É quando o profissional se vê orientando, confortando, alentando, estimulando, aconselhando seu paciente. Afinal, o aspecto humano é imprescindível e indissociável num atendimento digno. Por isso o trabalho realizado por uma equipe multidisciplinar é importante no processo de reabilitação. Portanto, promover a saúde do ser humano vai além das técnicas e tratamentos de última linha. É ter empatia e simpatia por quem está sob os seus cuidados.


Pâmela do Carmo é fisioterapeuta especializada em gestão em ergonomia, com formação no método RPG Philippe Souchard (Crefito 9/154160-F).

Grupo Mônica e Sérgio J.Marchett.

 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet