Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Me tornei líder, e agora?

Muita gente que ambiciona chegar ao posto de gestor encara um duro cenário quando essa aspiração se torna realidade: não possui o preparo necessário para absorver prontamente a alteração significativa na natureza da função que exerce.
 
Durante um bom período, é comum o novo líder realizar sua gestão por tentativa e erro, atuando de forma pontual em cima dos problemas que ocorrem. Normalmente o aprendizado vem de experiência com outros líderes da empresa e informações buscadas em cursos, livros e internet.
 
É comum fazer capacitação em liderança, quando não se sabe questões básicas, como definição de metas e técnicas de entrevista. O primeiro passo, então, ao assumir o cargo deve ser descobrir quais são as atuais responsabilidades e funções, pois não basta ter o perfil e comportamento adequado, também precisa ter técnicas para obtenção de resultados.
 
Outra necessidade é conhecer a nova rotina de trabalho do ponto de vista individual e perante a equipe. Além disso, é fundamental entender a mudança do modelo atual e os resultados que o seu time deve alcançar na empresa. O líder deve focar em três pontos principais: saber como alcançar metas, conhecer a equipe e promover uma cultura de alto desempenho.
 
Para acelerar a transição, me parece o modelo ideal, a agenda do líder proposta pelo consultor e escritor Vicente Falconi, onde a ideia principal do líder deve ser: 'liderar é bater metas consistentemente, com o time fazendo certo'. Mas, para isso, é preciso saber estabelecer metas desafiadoras que levem o time para outro patamar.
 
Também é importante avaliar constantemente os resultados, identificar lacunas e entender possíveis desvios, traçar planos de ação para alcançar os objetivos e saber analisar os processos, corrigir problemas e melhorar continuamente. Outro ponto fundamental é conhecer o time. O líder deve saber recrutar e selecionar pessoas e identificar talentos.
 
Ele ainda precisa se envolver cotidianamente no treinamento da equipe, para identificar pessoas que precisam melhorar. Deve conseguir promover a meritocracia, fazendo uma avaliação de desempenho honesta e construtiva que possibilite o crescimento de cada colaborador. Claro que tudo isso tira a todos da zona de conforto, mas promove crescimento!
 
Mesmo com tantos esforços, há casos em que deverá lidar com uma tarefa crucial: saber demitir. O próximo e último desafio na agenda do líder é estimular a cultura de alto desempenho, fazendo com que a equipe não fique satisfeita com o aceitável e busque superar desafios, para tanto, é essencial racionalizar a tomada de decisões baseada em fatos e dados, definindo indicadores de desempenho e análises de cenários.
 
Pode parecer óbvio, mas é imperativo implantar uma cultura da honestidade intelectual em que todas as pessoas do time, incluindo o líder, não tenham receio em admitir suas falhas e se sintam à vontade para falar quando não possuem o conhecimento necessário para realizar uma tarefa.
 
Outro ponto importante é manter uma comunicação objetiva, clara e honesta, que permita o melhoramento contínuo dos processos a partir da correção de problemas existentes. Tudo isso combinado ao alinhamento de valores da empresa, ou seja, líder e empresa têm de caminhar juntos para um objetivo comum.
 
Como podem ver, são tantas habilidades exigidas que ninguém 'vira' um líder da noite para o dia, pois se trata de um processo trabalhoso com horas de estudo, treinamento e prática. 
 
Se não tiver outro jeito, corra atrás do prejuízo e busque ajuda emergencial. Mas o ideal é estar preparado antecipadamente para as oportunidades. Sabia que há treinamentos de gestão que podem apoiar você a consolidar seu papel como líder? Pense nisso!
 
Kelly Nunes, Administradora pela UFMT, MBA em Gestão Estratégica Avançada pela UFMS, Título de Coordenadora em Dinâmica dos Grupos pela SBDG, 23 anos de experiência em gestão empresarial, processos e planejamento estratégico e sócia proprietária da Nunes Brandão Consultoria Empresarial, krcnunes@terra.com.br.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet