Olhar Direto

Domingo, 13 de outubro de 2019

Opinião

O VAR veio para ficar

Autor: Wilson Carlos Fuáh

22 Jul 2019 - 10:10

O VAR veio para corrigir os erros capitais, como: decidir sobre as bolas que entraram ou não entraram; ver de houve impedimento ou não; ver houve pênaltis ou não, e está sendo  aperfeiçoado, e alguns erros ou demora de alguns minutos serão sanados com o passar dos anos.
                             
As partidas não serão mais decididas por erros de arbitragens, e que depois do encerramento das partidas, ficam no ar,  aquela possibilidade de anulação do jogo, o que nunca ocorreu e essa possibilitado de voltar a trás, depois do encerramento do jogo é impossível, os Tribunais Esportivos sempre ratificam o resultado de campo. 
                             
O VAR veio para colocar justiça no futebol, por ser um recurso tecnológico novo, mas com os treinamentos e com os vários campeonatos ocorrendo, com certeza trarão experiências para adequação dos operadores e que vão melhorando, pois não cabe na cabeça de ninguém, que com a velocidade  do futebol moderno,  é inconcebível querer que o olho humano, do arbitro e dos auxiliares de linha, possam estar acertando em todos os lances polêmicos, e em casos que não depende de interpretações, cabe ao VAR, usando a tecnologia, auxiliar  ao árbitro em sua decisão final, por isso, aperfeiçoamentos são necessários.
                           
Teve um goleiro do Flamengo, que soltou uma frase absurda e desonesta e que não contribui para educação dos jovens que assistem o futebol: “ roubado é mais gosto”. Com a implantação do VAR, acabaram  os erros os erros visíveis que árbitros e auxiliares de linha, as vezes por desonestidade ou por impossibilidade de decidir em função da velocidade da jogadas, colocaram suas honestidade em jogo, e  decidiram partidas e campeonatos erradamente.
                         
O VAR veio para ficar e com o aperfeiçoamento, vai diminuir o tempo de paralização e as decisões serão mais rápidas, pois mais vale uma decisão demorada acertada, do que uma decisão rápida, porém errada, pois as injustiças no futebol entraram para a  história e alguns  Árbitros carregam para sempre em seus nomes os pejorativos, como: “ladrão ou assoprador de apitos”.
                       
Portanto O VAR pode ser aperfeiçoado, jamais retirado pela simples demora nas decisões do resultado que decide uma partida ou mesmo, um campeonato no futebol, o choro é livre e a verdade dos fatos sempre deverá prevalecer.
 

 Economista Wilson Carlos Fuáh – É Especialista em   Recursos Humanos e Relações Sociais e Políticas. 
Fale com o Autor: wilsonfua@gmail.com          
Sitevip Internet