Olhar Direto

Sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Opinião

A maioria dos usuários do transporte coletivo de Cuiabá não confiam no itinerário ofertado

Autor: Ana Paula Magalhães da Silva

11 Ago 2019 - 08:00

Mais da metade dos passageiros não confiam no horário que chegarão no seu destino final. Estes dados são obtidos a partir da pesquisa da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá - ARSEC em 2018.

Dentro da cidade de Cuiabá, ocorre a oferta do transporte público, e a sua procura é bastante para variados fins, sendo que cerca de 46% utilizam este meio para se locomoverem até o seu local de trabalho, e 22% utilizam com destino ao seu local de estudo.

A frequência de utilização, que indica quantos dias na semana os usuários que utilizam o transporte coletivo, é sua maior parte os 5 dias na semana, ou até mais, indicando uma forte dependência da população para desempenhar suas atividades ao longo da semana.

É visto também que quase metade da população declaram gastar, no trajeto a pé, até 5 minutos para ir da sua casa até o ponto de parada ou terminal para fazer uso do transporte, e outra grande parte indica que gasta entre 6 a 10 minutos neste trajeto. O mesmo cenário é visto entre os trajetos de desembarques, é envolve o deslocamento entre o ponto de parada até o seu local de destino. E já o tempo que os usuários esperam o ônibus, em sua maioria são de 6 a 10 minutos, e entre 11 a 15 minutos.

As maiores parcelas dos usuários identificam que os ônibus são pontuais, mas não confiam que chegarão ao seu destino no horário previsto, e culpam o transito pelo atraso ocorrido.


Ana Paula Magalhães da Silva é Graduanda em Engenharia de Transportes - UFMT.
Sitevip Internet