Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Opinião

A maioria dos usuários do transporte coletivo de Cuiabá não confiam no itinerário ofertado

Mais da metade dos passageiros não confiam no horário que chegarão no seu destino final. Estes dados são obtidos a partir da pesquisa da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá - ARSEC em 2018.

Dentro da cidade de Cuiabá, ocorre a oferta do transporte público, e a sua procura é bastante para variados fins, sendo que cerca de 46% utilizam este meio para se locomoverem até o seu local de trabalho, e 22% utilizam com destino ao seu local de estudo.

A frequência de utilização, que indica quantos dias na semana os usuários que utilizam o transporte coletivo, é sua maior parte os 5 dias na semana, ou até mais, indicando uma forte dependência da população para desempenhar suas atividades ao longo da semana.

É visto também que quase metade da população declaram gastar, no trajeto a pé, até 5 minutos para ir da sua casa até o ponto de parada ou terminal para fazer uso do transporte, e outra grande parte indica que gasta entre 6 a 10 minutos neste trajeto. O mesmo cenário é visto entre os trajetos de desembarques, é envolve o deslocamento entre o ponto de parada até o seu local de destino. E já o tempo que os usuários esperam o ônibus, em sua maioria são de 6 a 10 minutos, e entre 11 a 15 minutos.

As maiores parcelas dos usuários identificam que os ônibus são pontuais, mas não confiam que chegarão ao seu destino no horário previsto, e culpam o transito pelo atraso ocorrido.


Ana Paula Magalhães da Silva é Graduanda em Engenharia de Transportes - UFMT.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet