Olhar Direto

Terça-feira, 15 de outubro de 2019

Opinião

Não é jurídico, nem autoajuda

Autor: Gisele Nascimento

18 Ago 2019 - 08:00

Não é autoajuda, visto que por hora não detenho de conhecimento autônomo para isso. São 23hs da noite de quinta-feira do dia 15 de agosto de 2019, eeu estava estudando direito previdenciário (uma das áreas que advogo),porémparei porque senti vontade de escrever este artigo e vou compartilhar com vocês, em meio a muitas dúvidas entre publicar ou não, pois não soucoaching, nem personalinfluencier, muito menos ainda formadora de opinião. Neste momento redijo o que sinto e o sentir verdadeiro, ao meu ver, deve ser partilhado, pois ele pode somar.

Sempre fui adepta da leitura, e com o passar dos tempos ela foi se tornando hábito, faço porque gosto, porque me traz paz e prazer. Nesse mundo literário tenho descoberto um mundo de muito glamour, lido com um verdadeiro império todos os dias.

Ultimamente, tenho lido muitas coisas voltadas para a conquista do equilíbrio interior, da descoberta do EU, e confesso, que a cada dia me sinto mais encorajada para buscar mais e mais acerca de descobrir essa personalidade íntima que tantoconstrói,mas que também destrói, ou seja, o EU. Quem sou?

Tenho enfrentado situações pessoais sombrias que me fizeram colocar a carruagem para andar.Acho que cansei de ser estranha comigo mesma. Preciso descobrir quem sou, o que busco. A leitura tem me permitido avançar de forma sólida nessa busca. Todos buscamos algo não é mesmo?

Osho diz que devemos ser egoístas, que primeiro somos nós, depois os outros, e isso deve ser aplicado em todos os campos da vida, diz ele.Concordo em parte. Ele defende inclusive o desapego pelas coisas, pelas pessoas, pelosentimento e pelo amor. Será?  A mim, isso causa medo.

Por esse mundo delinguagem até agora trilhado, tenho presenciado sérias afirmações no sentido de que viver não é fácil, visto que a vida a todo instante nos chacoalhae nos dá safanões, mastodos afirmam de forma uníssona, queviver vale muito a pena.

Sim, viver é mágico. Respirar é magico, sorrir e mágico. A vida é um encanto! Todavia, devemos estar atentos à nossa volta, pois podemos encontrar sapos em meio a um lindo jardim, entre umachuva com sol, em meio a um lindo arco-íris. Quando isso acontece devemos ter sabedoria e maturidade para poder agir, sem deixarque o medo de tal sapo nos congele e nos intimide.

Sentir todas as manhãs o sanguecorrer nas veias e o oxigênio penetrar o nosso cérebro, essa sensação é mais a pura contemplação da existência da inteligência suprema que é Deus.

Porém, viver requer hombridade para com as nossas emoções, ações, pensamentos e sentimentos, primeiro com nós mesmo, e depois para com o outro, com esse, exerça sempre a empatia. Não faça com o outro aquilo que não gostaria que fizessem com você.

Desde a alvorada até o anoitecer, ainda no período de sono, seja sempre vigilante com você mesmo e com os teus pensamentos. Pratique o bem, pois essa vida nos foi emprestada, ela não nos pertence, vez que estamos aqui apenas em breve passagem e mais cedo ou mais tarde teremos que fazer a prestação de contas, que já tem, inclusive, dia e hora marcado para acontecer, mas Deus, em sua imensa sabedoria não nos permite ter conhecimento antecipado, tendo em vista que muitos de nós já ficaríamos esperando a morte chegar, ao invés de viver, vez que vivemos a era da imediaticidade.

Todos estamos aqui para evoluir, aprender, estudar e crescer, me refiro ao crescimento espiritual.

 A Era é de fortes acontecimentos tanto bons, quanto ruins, fato esse que aumenta a nossa responsabilidade, pois cada um tem que fazer a sua parte, de maneira que de forma sincronizada possamos depositar no Universo energia positiva de união, amor, fraternidade e esperança. Agradeça pelo sol, pela lua, pela chuva, pelo ar que respiramos, etc.  Isso é glorificar! Isso é gratidão. O hábito de agradecer, libera o fluxo de receber.

O mundo precisa de mais amor. Nós precisamos nos amar mais, nos respeitar mais, reclamar menos, agradecer mais, e fazer mais, muito mais pela pessoa que estiver ao seu lado, seja quem for.

Não trate com indiferença aquela pessoa que você conhece muito bem, nem a trate com um ser invisível. Isso não vale a pena. Não deixemos que as nossas angústias, raivas, ressentimentos e aflições mais íntimas nos vençam e conduzam a nossa vida.

Reaja! É possível! Acredite! Sejam quais forem os seus problemas, as tuas dificuldades, trabalhe incansavelmente em busca de encontrar a paz e a harmonia interior. Lembre-se, estamos aqui para perdoar e sermos perdoados, somente assim encontraremos o verdadeiro amor.

 A paz é a segurança da vida. Saia desse canto, que não te encanta. Aprume-se, porém, lembrando sempre que somos chamados a viver um só dia de cada vez. Sempre que o sol se levantar, levante-se também e vá, lute!

Faça diferente hoje e amanhã também se ele ainda for seu, e seja sempre sincero com a sua voz interior, sua consciência e intuição, e destas últimas seja muito íntimo.

Continue firme no projeto de sua realização, de sua busca interior, mas sem que isso afete a esfera do outro, pois não temos o direito de magoar ninguém.

Escrevo para mim mesma, e se você leu e lhe foi útil, faça a sua parte, pois já sabemos o que devemos fazer, vez que está tudo dentro de nós, na nossa consciência.

A vida nos impõe grandes desafios é verdade, e diante dessas vicissitudes devemos olhar para dentro de nós mesmos, com um olhar silencioso e verdadeiro, sem terceirizar nada do que sentimos, do que é nossa obrigação desmembrar e executar, pois se plantarmos ventos colheremos tempestade.

Problemas todos temos, mas a partir do momento que resolvemos mudar o nossopensamento, tudo a nossa volta começa a mudar também. Isso não é apenas uma frase de efeito, que fique claro. Que cada um de nós continuemos nessa viagem interiorem busca do autoconhecimento e do autodescobrimento.  Meu amigo, muita paz!
 

Gisele Nascimento é advogada em Mato Grosso.
Sitevip Internet