Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Opinião

Bovespa, qual o momento ideal?

Sempre a história se repete.Enquanto a Bolsa sobe, quem tem uma reserva financeira para investir quer entrar no mercado de ações a qualquer custo. E quando começa a balançar, quem entrou se desespera para sair. “Essa postura está 100% errada”.
Quando alguém decide participar do mercado de ações, deve obedecer a três requisitos:

a) conhecer o mercado;

b) ter visão de longo prazo;

c) aplicar apenas uma quantia que não irá lhe fazer falta;

Quem entrou no mercado de ações em um momento de alta e fica se questionando se deve sair porque da Bolsa caiu, concluo que nem deveria ter entrado. Ou esta pessoa não conhece como funciona a Bolsa, ou aplicou um dinheiro que não podia ou tem visão de curtíssimo prazo.

Destacoum erro muito comum quandoumapessoa atraída pelas altas constantes da Bolsa resolve investir valores que irá necessitar em breve para troca de um carro ou até para uma viagem de férias; outras utilizaram suas economias em compra de ações na tentativa de aumentar o capital. Só que compram em um momento de alta e nas primeiras quedas vendem tudo e saem com menos do que entraram.

Quando o investidor decide que deve destinar parte do seu capital em renda variável, ele deve manter essa participação, independente das oscilações.

A perda só acontece se vender suas posições no momento de baixa.

Realizar perdas, portanto, significa vender uma ação que se comprou a um preço menor do que foi pago. Historicamente, quanto maioré o tempo de permanência na Bolsa, mais rendimento do que na renda fixa será obtido.

Sem dúvida é difícil acertar a entrada e saída. Recomendo que as pessoas sejam firmes ao investir em ações e não se precipitem para sair nem para entrar. As pessoas são seduzidas pelo curto prazo e os leigos não ajudam, ficam falando para aproveitar a onda e investir.

Por isso, quem está preparado, informado e bem aconselhado se sai melhor. Não adianta de um dia para o outro, se cadastrar em uma Corretora e partir para especular na Bolsa. É quase certo que vai se dar mal.

Caro leitor, se mesmo seguindo todos esses conselhos, com um valor que não é fundamental para a sua vida, ainda assim você passa mal até fisicamente com as quedas da Bolsa, sem dúvida você é uma pessoa avessa a riscos e não tem o perfil adequado para investir em renda variável.
 
Nesse caso, é melhor sair do mercado do que perder a saúde.
                                         
                                                     
SÉRGIO SARRO é Consultor Financeiro especialista em planejamento, orçamento, controle e gestão financeira. Diretor na Personal Bank Soluções Financeiras. sergiosarro@personalbank.com.br
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet