Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Opinião

A Importância da Psicologia e da Psicoterapia em nossas vidas

Dia 27 de Agosto, dia do Psicólogo 

A psicologia é a ciência que trata dos estados e processos mentais, do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social. Ela se utiliza de conhecimentos científicos e técnicas para diagnosticar, interpretar e intervir na saúde mental, com o objetivo de promover uma boa qualidade de vida.

Segundo Cordioli (1998), a principal característica da psicoterapia é fazer com que haja a delimitação de um foco, problema ou conflito central. Estabelece hipóteses psicodinâmicas na qual faz-se uma explicativa do problema principal ou do foco que possui sentido ao paciente, onde se tem uma resposta positiva e que orienta as intervenções de terapeuta.

Por meio da psicoterapia, aprendemos a enxergar e expressar as emoções de forma mais lúcida. Dessa maneira, mudamos nosso comportamento social e a forma como enxergamos as mais diversas circunstâncias, o que nos torna pessoas mais resilientes, tolerantes, felizes e com mais empatia, além de possibilitar que a pessoa se conheça melhor, resignificando seus comportamentos, sentimentos, angústias e emoções.  

Portanto, podemos afirmar que o principal objetivo é auxiliar as pessoas que estão com algum sofrimento psíquico e também no desenvolvimento pessoal.

Quando devo procurar um psicólogo? 

Um psicólogo é um grande aliado para ajudar a resolver as questões que parecem não ter solução. Isso envolve: depressão, assuntos conjugais, ansiedade, transtornos alimentares, fobias diversas, entre outros assuntos.

A máxima “mente sã, corpo são” é cientificamente aceita”. Isso significa que, para ter saúde, é preciso primeiramente estar bem consigo mesmo. A Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive, já afirma que ter saúde é estar em “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.

Por isso, é recomendado que qualquer pessoa que tenha um trauma ou que deseje melhorar sua relação consigo mesma e com o mundo, procure uma ajuda profissional que poderá ajudar a encontrar um melhor caminho e a ter uma vida mais produtiva e feliz.

Que não esqueçamos; somos fortes e capazes para vencer os desafios que surgem em nossas vidas”.

Luciana Machado Guedes – Psicóloga – Cuiabá-MT
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet