Olhar Direto

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Opinião

Parabéns CPA 1 pelos 40 anos de fundação

Em agosto de 1979 foi fundado o bairro CPA 1, que inicialmente recebeu esse nome devido ser o primeiro complexo habitacional do Centro Político Administrativo, onde foi construído o Palácio Paiaguás  e diversos órgãos públicos.

O CPA 1 foi constituído com a construção de 944 casas populares, onde famílias nesse número foram contempladas para morar no bairro na sua tão sonhada casa própria. A minha família foi um das contempladas. Mas até hoje eu me lembro que muitos moradores contemplados hesitaram muito em ir morar no local, pois o bairro ficava muito longe da região central. Naquela época o asfalto da avenida do CPA só se estendia até próximo onde hoje funciona a sede da AMM – Associação Mato-grossenses dos Municípios.

Quando me mudei com a minha família, ainda adolescente, do bairro Pico do Amor para o CPA 1, sequer ainda havia energia elétrica. Morei na rua Joinville, onde estudei na escola André Avelino e jogava bolano campo de pedregulho em frente da escola, onde hoje é o melhor mini estádio de Cuiabá. No bairro fiz grandes amigos. Tenho muito carinho e gratidão pelo CPA 1.

Em meio a muitas dificuldades enfrentadas pelos moradores, como a falta de infraestrutura, fez com que os moradores se unissem em prol do progresso para o bairro. Progresso esse que chegou rápido. A energia elétrica logo chegou, como também o asfalto para as ruas. Em 1982, em votação direta da própria comunidade, promovida pelo radialista Dirceu Carlino, o bairro adotou o nome de Morada da Serra. Entretanto, até os dias de hoje a maioria do povo cuiabano continua chamando o bairro pelo nome de CPA 1.

Podemos dizer que o CPA 1 é mãe e pai dos outros diversos bairros que surgiram após a sua fundação. São 53 bairros circunvizinhos, que fazem parte da região norte da nossa cidade e passou a ser denominada como a grande região da Morada da Serra. Hoje o CPA 1 e os demais bairros que foram fundados em seu redor, formou uma cidade dentro da cidade de Cuiabá. Na região moram aproximadamente 200 mil habitantes.

Nesses 40 anos de fundação, além de aplaudirmos esse tradicional bairro da nossa cidade, estamos também fazendo coro junto aos seus moradores que tem cobrado do poder público municipal um olhar mais carinhoso para o CPA1. Os moradores tem reivindicado como por exemplo a necessidade de melhorias urgentes no terminal de ônibus que se encontra em situação muito precária, melhorias na infraestrutura na unidade de saúde do bairro e melhor sinalização das ruas e a instalação de semáforos, principalmente na Óbidos que dá acesso a avenida do CPA.


Dilemário Alencar é vereador em Cuiabá
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet