Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

A depressão e seus gatilhos

A depressão é uma síndrome clínica constituída por humor deprimido, perda do interesse ou prazer, diminuição da energia, sentimento de culpa, baixa autoestima, distúrbios de sono e apetite, falta de concentração, pensamento de morte e suicídio. Apresenta também alterações psicomotoras (reflexos ou pensamentos lentos). 

A pessoa deprimida afasta-se do convívio humano, tem dificuldades para expressar o que está sentindo e frequentemente não tem iniciativa em buscar ajuda psicológica, sendo necessária a intervenção de familiares para que isso aconteça.  

Ela pode ser duradoura ou recorrente, prejudicando a capacidade da pessoa para atuar no trabalho, escola ou lidar com a vida cotidiana. Na forma mais severa, o risco da pessoa tentar o suicídio é alto.

Atualmente, considera-se que os transtornos depressivos possam ser originados do estresse vivenciados durante toda a vida, sendo também associado a uma complexa interação de processos que funcionam como gatilho para as crises, tais como biológicos (resposta ao estresse e fatores neurotróficos), psicológicos (personalidade e relacionamentos interpessoais), ambientais (dieta, álcool e ritmos biológicos) e por fim genéticos, que resultaria na depressão. Todos esses fatores podem desencadear a ativação de uma resposta inflamatória, levando a uma hiperativação do sistema nervoso simpático e do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.

Como consequência a depressão pode predispor um prejuízo em vários aspectos fisiológicos, tais como: dor crônica, aumento da resistência insulínica, problemas cardiovasculares, maior deposição de gordura visceral, alterações de imunidade, dentre outros.

Embora pareça fácil perceber, o diagnóstico clinico deve ser feito por um psicólogo ou psiquiatra. É necessário fazer uma detalhada investigação clínica para identificar a causa e propor o tratamento adequado.

Aliado ao tratamento psicoterápico além do medicamentoso, está a prática de atividades físicas, pois liberam endorfina, substância que causa sensações de alegria e bem-estar. A depressão deve ser tratada como qualquer outra doença.


Luciana Machado Guedes – Psicóloga – Cuiabá-MT
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet