Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Opinião

Nossos museus

Nesse dia 7 de outubro, reabrimos o Museu de História Natural Casa Dom Aquino, o segundo museu reaberto pelo Governo do Estado, este ano. Teremos um espaço reservado para questões indígenas, loja de artesanatos e uma importante reserva técnica, além da exposição permanente. Isso mostra que estamos vivendo um novo momento na gestão de museus e valorização da nossa cultura.

No mês de fevereiro, já havíamos reaberto o Museu de Arte Sacra, também localizado em Cuiabá. O espaço ficou por muito tempo fechado, o que vai de encontro a tudo que defendemos sobre democratização do acesso à cultura.

Em relação à Casa Dom Aquino, o Museu está localizado na Avenida Beira Rio e precisa ser mais conhecido por toda a população, pois tem muita história e é um dos patrimônios culturais de Mato Grosso. Fundado em 1842 pela família Murtinho, foi lá nasceu Joaquim Murtinho e onde morou Dom Aquino Correa. Conta com exposição arqueológica da pré-história, fósseis de animais da nossa região e réplicas de dinossauros.

O Museu de Arte Sacra, localizado ao lado da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, conta com bens religiosos datados desde a fundação de Cuiabá. E também é um exemplo da política atual da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Reabrir museus é uma das prioridades da atual gestão. Não podemos aceitar que espaços culturais como esses permaneçam fechados. Por isso, além de garantir condições de infraestrutura, temos trabalhado também por aumentar a acessibilidade e acervo, além da divulgação desses ambientes.

Os museus têm papel fundamental na preservação da história e cultura dos povos, além de salvaguardar bens materiais seculares. Serve ainda como local de formação educativa através de exposições permanentes que estimulam o debate em diferentes idades e serve, muitas vezes, como contato inicial de crianças e jovens.

Por isso, apoiar a cultura e valorização dos museus é tão importante para uma sociedade que precisa preservar o passado para poder projetar o futuro.

ALLAN KARDEC BENITEZ é deputado estadual licenciado, atual secretário de Cultura, Esporte e Lazer em Mato Grosso, Mestre em Estudo de Cultura Contemporânea e Doutorando pela UFMT. ​Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) ​(65) 3613 0225


 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet