Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Opinião

Bairro Altos da Serra e uma história

Bairro é uma área compartimentada, que compõe uma cidade ou município, cujas características estão associadas ao processo de formação do local e às pessoas que nele vivem, e que, por conseguinte formam uma comunidade. A forma de surgimento dele se dá de várias formas, porém a mais usual e comum, acontece através da ocupação, ou grilagem. 

Nesta oportunidade, vamos discorrer sobre o bairro Altos da Serra, ninguém melhor para falar desse bairro, se não, um dos fundadores do mesmo, o senhor José Francisco do Nascimento, que ali chegou, em 1997, portanto, o bairro tem 22 anos de existência.

Homem íntegro, honesto, detentor  de valores que nos dias atuais, vem se tornando algo raro; tendo em vista, o mesmo,  ser progenitor  de uma prole considerável,   composta por sete filhos, de um casamento que dura  50 anos de união, com a senhora Maria dos Anjos Nascimento, exemplar mãe de família.

Seu primogênito, Hélio Claudio Nascimento, segunda, Elenita do Nascimento, terceira, Maria da Conceição Nascimento, quarto, Nelson Francisco do Nascimento, quinto, Elizeu Francisco Nascimento, sexta, Ângela Francisca do Nascimento, sétimo, José Cézar Nascimento.

O senhor José Francisco do Nascimento, ao discorrer sobre o bairro em questão, se emociona ao lembrar; quando ali chegaram encontraram  uma região inóspita, com um sério problema, a falta de titulação dos imóveis, tendo em vista, aquela área na época, pertencer à viúva do Dr. Fábio.

Seus filhos, todos pautando sempre pela honestidade e retidão de caráter, junto com o senhor José Francisco, viveram ali dias difíceis pela falta de  infraestrutura no bairro, como também, pelo próprio descaso do poder público com o mesmo, pela falta de titulação dos imóveis, como também por se tratar de um bairro periférico.   

 Dessa extensa prole, todos ajudaram o senhor José Francisco, porém em sua narrativa com os olhos marejados pelo sentimento de vitória e por lembrar, dos dias difíceis que ali passaram.

Ele faz questão de ressaltar, que o Elizeu Nascimento, desde seus 13 anos, já tinha na veia, o viés político não o partidário, e sim, o viés político de luta e dedicação pelo bairro, e pelos menos favorecidos pela sorte.

José Francisco fala com orgulho, que o Elizeu Nascimento, na condição de policial militar, não poderia assumir o cargo de presidente de bairro; dessa forma, na impossibilidade do mesmo, resolvem lançar o José Cezar Nascimento (Cezinha), que se elegeu presidente do bairro Altos da Serra, pelo qual há 8 anos luta pelo mesmo, de forma árdua.

Em 2017, Cezinha enfrenta um sério problema em seu sexto ano à frente da presidência da associação dos moradores do  bairro  Altos da Serra, na região Leste de Cuiabá.

Ele, não imaginava que sua luta pela regularização dos imóveis das cerca de 10 mil famílias que lá viviam, seria tão difícil,  correndo o risco até, de sua extinção, porém hoje, está totalmente regularizada.   

Seu segundo filho ilustre, Elizeu Nascimento, em 2012 candidatou-se a vereador obtendo 1.261 votos e não foi eleito; em 2014, concorreu a deputado estadual, somou 14.621 votos, conseguindo a primeira suplência (assumiu o cargo por 43 dias); em 2016, concorreu novamente a vereador foi eleito com 4.012 votos, sendo o sétimo mais bem votado; em 2018 candidatou-se novamente a deputado estadual, obtendo 21.347 votos (1,41%), sendo 12º candidato com mais votos.

O senhor José Francisco do Nascimento, em sua humildade, faz questão de frisar, que não só ele, como todos os seus familiares permanecem morando no bairro em questão. Ele diz ainda, que  mantem até hoje o seu Bar e Lanchonete Dallas, na rua principal, Governador Valadares.   

Professor Licio Antonio Malheiros é geógrafo
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet