Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Opinião

Constipação Intestinal infantil – Qual tratamento recorrer?

A constipação intestinal infantil é um problema comum em crianças, ocasionando sofrimento e por consequência preocupação aos pais. Dentre as causas da constipação, destacamos a funcional, sendo a mais corriqueira no público infantil. O problema ocorre devido ao início da introdução dos alimentos sólidos, com baixo teor de fibras e ingestão hídrica insuficiente.

Caracterizasse por constipação funcional a dificuldade de defecar, pelo endurecimento ou acúmulo das fezes, que resulta em dor, incomodo e maior esforço ao evacuar por parte da criança, refletindo diretamente em sua qualidade de vida.

Nestes casos, é criado uma autodefesa, prendendo as fezes, por medo da dor, gerando um ciclo vicioso que pode piorar seu quadro. Outras possibilidades da constipação também se dá a origem congênita, neurológica, endócrina e metabólica.

É preciso atenção aos sinais, veja os mais frequentes:

• Constância de evacuação igual ou menor a 2x na semana⠀

• Escape fecal⠀

• Presença de fecaloma (intestino cheio palpável) ⠀

• Fezes endurecidas, ressecadas, calibrosas ou em cílabos (pequenas bolinhas) ⠀

• Dor ou muito esforço na hora de evacuar.

Para auxiliar a criança nesse processo transitório da alimentação, os pais devem orientar na ingestão de água regular, ingerir alimentos ricos em fibras como frutas, legumes e verduras.

O tratamento pode ser multiprofissional, e a fisioterapia pélvica apresenta bons resultados no tratamento da constipação intestinal infantil, posicionando a forma correta da evacuação, ingestão hídrica, consumo de fibras, incentivo à atividade física, além do tratamento do assoalho pélvico para a dissinergia, através, por exemplo, do biofeedback eletromiográfico animado para aprendizado e conscientização do relaxamento muscular na hora da evacuação e a neuromodulação para o reconhecimento fisiológico.

Caso seu filho esteja passando por alguns desses problemas relatados acima, procure um profissional habilitado na área.

 

Karla Mercedes Fisioterapeuta Pélvica Infantil

 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet