Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Será que as mulheres ainda são o sexo frágil?

Os tempos mudaram, mas, parece que a mentalidade de muitos ainda não!

Infelizmente, algumas pessoas ainda estão no tempo da “pedra”, o tempo passou mas a mentalidade não avançou na mesma proporção. Falam, “lugar de mulher é na cozinha”, “minha mulher não deve trabalhar, deve ficar em casa cuidando dos meus filhos” e assim por diante, você já escutou alguma expressão nesse sentido?

E ampliando um pouco mais essa atmosfera preconceituosa, ainda existe esse paradigma, uma crença negativa, da cultura (sociedade) de comprar presentes de cozinha e mesa para elas! Mas, ainda bem que a única constante na vida é a evolução! Elas, as nossas amadas mulheres, não querem mais ganhar presentes para sua cozinha, elas querem é estar cada vez mais lindas! Arrumar seus cabelos, hidratação, massagem, fazer e manter as unhas bem-feita, cosméticos, um “banho” de loja e por aí vai...

Nos tempos remotos, a mulher foi considerada serviçal do homem e deveria ser submissa... Tudo é questão de interpretação! Essa submissão não estava dizendo que a mulher deveria se rebaixar aos pés do homem, se assim o fosse, “ela não teria vindo da costela de Adão e sim dos pés Dele”, mas, estava relacionada ao respeito e ao amor pelo homem, a igualdade (por isso, segundo as escrituras, foi oriunda da costela) e a cooperação. Ainda bem que tudo evolui para melhor, e, na sua jornada, as mulheres, foram ganhando seu espaço e liberdade, como, direito a frequentar os cultos e missas, direito ao voto e direito de ser livre, de se expressar e de viver sua vida com dignidade, justiça e igualdade!

Não é mais novidade, considerar que, mulheres que ocupam cargo de liderança nas empresas e as que assumem o papel de provedora dos lares familiares. A grande pergunta é a seguinte? Isso é sinal de fraqueza masculina ou os tempos mudaram? Qual a sua opinião?

A mulher do século XXI, a mulher moderna está bem aqui na nossa frente! Acorda! Elas não vieram para ser igual aos homens, elas “chagaram” para ser melhor, apresentam habilidades múltiplas e, ainda conseguem fazer de forma simultânea. Conseguem falar no celular, escrevem e-mails, fazem a revisão final daquele projeto e ainda conseguem ouvir e entender o que seus colegas de trabalho estão conversando ao lado! 

São detalhistas e observadoras, conseguem fazer a leitura corporal de uma pessoa em segundos e descrevem parte da sua personalidade. Apresentam uma capacidade criativa fora da média, conseguem criar oásis em desertos áridos, criam muito a partir do nada! São especialistas em arquitetar e planejar, veem o que ninguém vê, as famosas “entre linhas” das situações e pessoas, o subjacente. Destacam-se ainda em outros pontos como, fantasia, imaginação, pensamento macro, buscam inovação. São verdadeiras idealizadoras, movidas por criatividade e liberdade.

Cita-se inúmeros comportamentos (criativas, intuitivas, foco no futuro), fatores motivacionais (liberdade de expressão, ambiente descentralizado, liberdade para fazer exceções, oportunidade para delegar). Na área dos sentimentos e emoções, são sensíveis, desejam carinho, amor e compreensão em abundância!

Por exercerem papel de liderança e, quando não, trabalham muito e a responsabilidade acaba sendo a mesma, dão atenção ao(s) filho(s), marido, casa! Muita coisa não é mesmo? E como diz o ditado popular, “nem tudo é flores ou um mar de rosas” muitos compromissos, tarefas, agendas cheias, obrigações e afazeres.... a mente vai ficando saturada de tanta informação, ainda sem computar, o feed das mídias sociais rodando 24 horas na tela dos Smartphones! Loucura! Consequentemente, alguns sintomas vão aparecendo devido a esses fatores ambientais, ou seja, situações do ambiente que vão sendo transferidos para o “Eu”, para a pessoa, sem que ela se dê conta disso!

Algumas disfunções ou distúrbios psicológicos, generalizadas pela população, chamadas de Estafa Mental, são muito comuns no consultório terapêutico como, que na verdade, são as síndromes de 1) Burnout (exaustão/esgotamento profissional) e 2) Pensamento Acelerado, a Depressão, a Ansiedade, Estresse ou alguma outra.

Para esclarecer a sintomatologia (sintomas e sinais) necessitaríamos de outros artigos específicos de cada psicopatologia. Mas no geral, você deve observar se apresenta um ou mais sintomas a seguir, cansaço excessivo, físico e mental; dor de cabeça frequente; alterações no apetite; insônia; dificuldades de concentração; agitação; problemas para entrar no sono; sentimentos de fracasso e insegurança; negatividade constante; sentimentos de derrota e desesperança; sentimentos de incompetência; medo constante; alterações repentinas de humor; preocupação excessiva ou expectativa apreensiva; isolamento; fadiga; pressão alta; sentimento de solidão, desesperança e isolamento; dores musculares; problemas gastrointestinais; alteração nos batimentos cardíacos.

Para tal, esse quadro sintomatológico, não serve como diagnóstico, apenas como um referencial, para que você possa se despertar ou se identificar com algum sintoma mais específico e assim procurar um profissional especializado para fazer um diagnóstico correto e preciso.

Espero que esse material possa ter ajudado!

Concluindo, numa bela noite, você está prestes a dormir, lembra de colocar o despertador do celular para tocar as 06:00 da manhã, assim você o faz! Ao chegar no horário programado, o celular desperta com aquela música ou o som que você programou. Você terá duas possibilidades, ou você volta a dormir e não desperta a sua “consciência” para uma vida melhor e um estilo de vida saudável ou, você acorda a sua consciência e vai para ação, para o fazer, vivendo uma vida mais segura de si, com mais saúde mental, livre das amarras e bloqueios emocionais, mais relaxada, mais tranquila, harmoniosa, esplendorosa, curada, pois a terapia não cura ninguém, quem cura é você mesma, pois, tem todos os recursos necessários para uma vida feliz e pronta para a vida dos seus sonhos!
 
Dárcio Borges é Psicoterapeuta “Minha missão é ajudar mulheres a resolverem seus bloqueios emocionais com uma hora de Terapia por semana” Agende sua consulta!
Contatos: drdarcioborges@gmail.com https://www.drdarcioborges.com/ Instagram:  @drdarciocborges Facebook: https://www.facebook.com/drdarcioborges/ Celular: (65) 99357-8334





 


 
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet