Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

O Crescimento da População e a Educação Brasileira


No Brasil, atualmente, existe um grande número de pessoas que está fora da sala de aula e, infelizmente, os motivos alegados não corresponde à realidade de vida dessas pessoas. Muitos alegam que não têm condições para frequentar as aulas. Outros, não têm nenhum motivo para justificar a ausência na escola. E alguns dizem que precisam trabalhar para sustentar a família e, com isso, não sobra tempo para os estudos. Este é o retrato do progresso educacional do nosso país.

Nos últimos anos, a educação pública brasileira, dentro do contexto socioeconômico nacional, foi determinante para alcançar consideráveis índices de crescimento em relação ao futuro e ao progresso do país. Mas, para isso, foi preciso um esforço muito grande daqueles que viam, no futuro, as portas abertas para a efetivação de políticas públicas necessárias ao desenvolvimento de uma população pujante e perseverante. Isso significa dizer que os órgãos e instituições responsáveis pela educação pública do Brasil, estiveram empenhados na busca de condições e infraestrutura indispensáveis para a manutenção de uma educação pública de qualidade.

Ostentar uma posição caótica no ranking mundial da educação pública é o mesmo que atestar o certificado de incompetência na direção de uma máquina administrativa. Porém, o Brasil, de hoje, já ultrapassou a insolência de um país em subdesenvolvimento, pelo menos no âmbito da educação, pois, hoje, para o governo brasileiro, não há necessidade de financiar bolsas de estudos para os futuros estudantes. Segundo o governo, as universidades públicas só incham os orçamentos para garantir qualidade de ensino aos seus alunos. O governo alega que o estudante brasileiro, não precisa de recursos para estudar. E a universidade pública tem que se manter, a partir dela mesma, na contribuição do crescimento do país.
 
O que o governo não sabe e desconhece é que somente pela educação pública de qualidade que o país irá buscar o verdadeiro caminho em direção ao crescimento, no sentido de alcançar o patamar de um país de primeiro mundo. Infelizmente, a educação pública sozinha não é capaz de alçar novos voos na direção dos avanços que fazem qualquer país crescer como protagonista do enredo da evolução humana. Está faltando direção para que o Brasil seja destaque na cultura mundial.

Tudo está muito claro. A educação pública nacional precisa fazer a sua parte na contribuição para o crescimento do Brasil, porém, com seus próprios recursos. Se não conseguir fica provado, para o governo atual, que não tem competência para se manter, logo, é ineficaz. Mas, a ineficácia de uma educação sem qualidade é óbvia. Contudo, essa é a premissa do governo brasileiro: comprovar o óbvio. Enlouquecia!   

Encontrar motivos que justifique a falta de frequência dos alunos na escola é o mesmo que chover no molhado. A falta de motivação para os estudos é fato. A falta de infraestrutura nas escolas é outro fato. Porém, a busca pelo conhecimento não pode ficar fadada ao desprezo. Todos têm a sua parcela de culpa. Estudar no Brasil, hoje, é êxito e, por isso, precisa ser enriquecida a vontade e a disponibilidade para os estudos. Quem está fora da sala de aula precisa encontrar meios que possibilitem a frequência escolar, no sentido de projetar-se ao futuro na esperança de melhorias para a própria educação pública.

A falta de entusiasmo que se vê no semblante das pessoas sem esperanças é o reflexo da decadência do estudo brasileiro, pois todos sabem que o único caminho que vislumbra crescimento mútuo é o caminho da educação. Sem educação ninguém consegue crescer. Por isso, é preciso movimentar a população para os benefícios da educação em prol daqueles, cuja esperança é vencer com dignidade. Quem encontra o verdadeiro caminho, a partir das lições de civismo que, em tempos remotos, era uma distinta disciplina para o compromisso de nação de estudantes envolvidos com o crescimento do país, pode compactuar da esperança de conquistas e progresso que hoje é um aceno ao futuro.

Um pouco da verdade que os brasileiros defendem como lembrança da promissora proposta de governo patriota que, há décadas, foi estimulada como forma de sociabilidade entre povo e governo, pode ser convertida na realidade pressuposta por alguém que justifica seus deslizes pela vontade de acertar como defensor da bandeira. Mas, a primazia da justiça que fortalece as pessoas que veem, no futuro, a razão para a luta pode estar ou ficar somente nas lembranças; nas recordações.

Vale lembrar que o crescimento populacional acaba exigindo o fortalecimento da educação pública como forma de aproveitar as oportunidades que surgem, no sentido de estabelecer o conhecimento como foco de uma população pujante. Com isso, é esperado que povo e governo alinhem-se para que a educação cresça com a população como reflexo do verdadeiro resgate da cidadania de pessoas compromissadas e envolvidas com o futuro promissor.
 
Valdir Rozeno É Funcionário Público Estadual e Mestrando do Curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE da UFMT.
 
 


 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet