Olhar Direto

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Opinião

Legalidade e Expertise Orofacial

A procura por excelentes profissionais é livre arbítrio dos pacientes, e de fato, um papel que deve ser exercido, todos que procuram a medicina curativa, ou mesmo a estética devem sentir segurança extrema no profissional. Uma importante decisão revolucionou o conceito de um consultório odontológico. Ele deixou de ser sinônimo de apenas tratamento dentário. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) regulamentou na Resolução 176/2016, o uso da toxina botulínica, de preenchimentos faciais pelo cirurgião-dentista para fins terapêuticos, funcionais e Estéticos.
 
Essa liberação percorreu vários caminhos, ou embates, o Ministério Público Federal, por exemplo, em 2017, deu parecer contrário para a ação civil pública proposta pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Associação Médica Brasileira (AMB) que não se sustentou por falta de embasamento. Não por ironia, mas, por destino e competência técnica, os odontólogos são as grandes referências em tratamentos estéticos e harmonizações faciais no Brasil, são profissionais procurados por famosos, ou por quem tem a beleza como ferramenta de trabalho.

No meio, tal fato não causa estranheza, afinal é o caminho natural diante do preparo destes profissionais, muitos podem desconhecer, mas a atuação do Cirurgião- dentista nunca foi restrita a apenas à cavidade oral. A área de atuação do cirurgião dentista vai do osso hioide até inserção dos cabelos.

Nossa categoria profissional tem maior conhecimento anatômico-funcional e teórico-
estético da face. Imagine que passamos no mínimo quatro anos estudando as estruturas do sistema estomatognático e a anatomia da face. E ainda para não se colocar em dúvida nossa competência em procedimentos estéticos, basta recorrermos ao fato de que nossa presença é percebida em muitos hospitais, onde cirurgiões-dentistas integram equipes de saúde multidisciplinares são solicitados para reconstruções faciais.

Neste interim a Harmonização Orofacial não deve ser item de competição entre médicos, odontólogos e demais profissionais atuantes. Mas sim, uma área compartilhada brilhantemente por profissões distintas, que se admiram merecem respeito de todas as partes. 



Dra. Nayara Cerutti, odontóloga com atuação  em harmonização facial.
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet