Olhar Direto

Terça-feira, 27 de outubro de 2020

Opinião

O presente de natal

Autor: Wilson Carlos Fuáh

25 Dez 2019 - 08:00

O grande significado do presente, é o que representa, pois está acima do seu valor material, pois dele está caracterizado em forma do seu valor espiritual ou sentimental.
                
Apesar dos três Reis Magos representarem o poder dos Reis, ao concluir suas missões demonstrou a toda humildade que o mundo curvou-se diante de um menino pobre que nasceu na estrebaria junto aos animais.
                  
Esse ato mostra a todos nós que o presente serve acima de tudo para demonstrarmos os nossos sentimentos, independente de etnia ou classe social, o presente é um ato para celebrar a amizade e o amor ao próximo.
                      
Historicamente a tradição de dar e receber presentes são trazidos e representados nas figuras dos Reis Magos, que presenteou o Jesus no seu nascimento, e em cada presente tinha um significado diferente:
O incenso representava a fé, eram oferecidos aos Sacerdotes;
o Ouro representava a nobreza e eram oferecidos aos Reis;
já a Mirra representava o Perfume e o Sacrifício era oferecido aos Profetas.
                        
Quanto mais dependemos materialmente das pessoas, mais afastamos das nossas amizades desinteressadas que usam a consciência como guia do acompanhamento do sentimento espiritual.
                      
O importante de toda essa história é que a figura dos três Reis Magos tinha a representatividade dos povos de todas as cores e de todas as nações, sendo: Baltazar representava do rei da Arábia, cor negra;
Melchior representava o rei da Pérsia, cor clara;
Gaspar representava rei da Índia, cor amarela.
                           
Para dignificar o sentimento de relacionamento de amizade e gratidão, ao darmos um presente, acima de tudo é importante nos colocarmos na obrigatoriedade essencial em saber oferecer a nós próprios em forma de presente, é como se você passasse a se materializar dentro do seu próprio presente, pois este ficará marcado para sempre, do começo ao fim de um relacionamento, ou eternizado como um ato de amor ao próximo.
                      
O presente fortifica um relacionamento. Oferecer presentes materiais, em algumas situações do relacionamento humano é mais importante do que o próprio presente recebido, porque esse ato representa uma forma de amor entre as pessoas.
                       
Feliz Natal.


Economista Wilson Carlos Fuáh – É Especialista em   Recursos Humanos e Relações Sociais e Políticas.
Fale com o Autor: wilsonfua@gmail.com
Sitevip Internet