Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Choque de realidade

A vida nos dá milhares de opções, mas se você passa por muitos sofrimentos, é um sinal que você está optando por muitos caminhos errados ou decisões erradas.

Somos parte de um todo, e por isso somos contagiados por vícios sociais. Vivemos a “era da depressão”, porque muitas pessoas optam pela solidão e esse estado de vazio, e com a desvalorização pessoal,  com sequências de insucessos poderá levar a frustrações, e ao decidir por recursos materiais, em forma de alegrias artificiais (drogas lícitas e ilícitas) leva a ser alimentado por satisfação momentânea, mas ao ter um choque de realidade, esta  a faz com que  aumente a “onda” de insatisfação pessoal momentânea.

È muito importante entender que ao passar por “coitadinho”,  leva  a  acreditar que tudo esta errado, gerando a  insatisfação com o mundo, o que  fatalmente levará socializar o seu insucesso, na tentava  de responsabilizar aos  outros, projetando toda sua culpa as pessoas próximas ou situações recentes, o que acaba gerando a falsa ideia de que tudo esta errado e deve ser mudado: mudar de casa, mudar de amizade, mudar de relacionamento transformando o parceiro em  ex-amor ou ex-amigos, e algumas pessoas,  até de mudam de profissão  ou atividade profissional. Mas, essas mudanças não planejadas,  levará a viver uma vida de risco e achando que saltar no escuro é um ato de coragem e não de desespero.

Ao distanciar de você mesmo, a sua vida passa por inconstâncias nada agradáveis, até que assuma a realidade com inteligência e coragem, verá que ao dar o primeiro passo rumo aos objetivos possíveis, os sentimentos acanhados desaparecerão e ao contrário, se não houver objetivos definidos, a mente passa a ser habitada por perguntas acompanhadas de descrenças, passando a assumir a sua direção em forma de medo, e a sua vida segue por lamentos, passa a ser gerida por perguntas desnecessárias e estagnantes, como:

1 - “Como vou justificar o que fiz”? – mas você não fez.

2 – “Se eu errar o que vão pensar de mim”? - mas, você ainda não errou.

3 - “Será o que estão falando de mim pelo que fiz”? - mas você ainda não decidiu, por isso, ninguém está falando de você.

Ao tomar decisão progressivamente mais complexa, com certeza  o levará  ao insucesso ou ao sucesso, mas que fará  parte da sua história e do seu futuro, mas o importante é decidir sempre e dar o primeiro passo em direção em tudo àquilo que você pensa e acredita como certo.
               
Modificar o que está errado e seguir novos caminhos,  são ações que o  fará pensar e agir como um indivíduo capaz de desenvolver moralmente  e intelectualmente, ou seja, vai amadurecendo ao assumir todas as responsabilidades individuais pelo seus próprios atos.
                            
Não viva de aparências, porque elas podem prejudicar as suas decisões, também é preciso combater o complexo de culpa, pois são dois desvios psicológicos  que  trazem  consequências graves ao seu crescimento pessoal.  


Wilson Carlos Fuáh – É Especialista em   Recursos Humanos e Relações Sociais e Políticas.Fale com o Autor: wilsonfua@gmail.com    
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet