Olhar Direto

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Opinião

Qual é melhor, pão ou tapioca?

Já digo que antes mesmo de classificarmos o pão ou a tapioca como alimentos vilões ou bonzinhos, entenda que o que realmente engorda é o quanto você come, ou seja, o quanto em calorias você ingere por dia. Porém, não estamos esquecendo da qualidade desses alimento, mas o que não é citado é  que a tapioca não deixa de ser uma farinha ou goma como é muito conhecida.

Vamos às composições desses dois alimentos:

Pão francês contém 137 calorias (50gr), 1,5 gramas de gorduras, 25,95 gramas de carboidrato, 4,4 gramas de proteína 1,5 gramas de fibras. É feito, basicamente, de óleo, farinha e sal .

A tapioca normalmente quem a come tem hábito de colocar recheio, como no pão francês, a famosa manteiga.

Uma porção de 60 gramas contém 68 kcal,  16,76 gramas contém carboidratos, 0,04 gramas de proteína, não contém gordura, nem proteínas e somente 0,2 gramas de fibras.

Nosso objetivo aqui não é classificar como o melhor ou o pior, e sim de dizer para você em que contexto  deve ou não ingerir um ou outro.

A tapioca ficou muito famosa entre  aqueles que têm a doença celíaca. Isso porque essas pessoas não podem consumir alimentos com glúten, presente no trigo e cevada.
Portanto, a tapioca ficou muito famosa como o pão dos celíacos, se propagou e caiu no gosto de todos. Isso por sua versatilidade na hora de brincar com os gostos e sabores.

Mas, cuidado. Como descrevemos no inicio, ela é uma farinha como o trigo, a diferença calórica é mínima. Atenção aos recheios, não é porque é considerada um alimento saudável que podemos consumir em maior quantidade.

E agora, pão ou tapioca!! A resposta é aquela famosa dos nutricionistas, depende. Depende como sua digestão e saciedade reagem, isso porque esses dois alimentos são pobres em fibras, mas a tapioca, por ser uma goma pode saciar mais e você comer menos. Já o pão é aquela história que todos contam, muitos não resistem a somente uma unidade.

Então, faça escolhas inteligentes: suas atividades de rotina fazem você consumir muitas calorias ou você fica muito tempo sentado? Isso diz muito sobre qual alimento deve comer, pois pode fazer com que você estoque muita energia independente se é pão ou tapioca.

Lembre-se: o que engorda é o quanto você estoca de energia ou o quanto você gasta de energia.  Pra finalizar vamos, ao último exemplo, uma pessoa que exerce um trabalho braçal vai consumir muita energia, ao passo que gasta muita energia. Já uma secretária, que fica sentada, consome gasta e precisa de menos energia. Entendeu ? Agora reflita e escolha certa. 



Camila Delgado é nutricionista com especialidade em nutrição esportiva e compartilha muitos conteúdos sobre alimentação, exercícios e estilo de vida nas redes sociais. Contato: @camiladelgadonutri

 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet