Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

A guerra das verdades

A pandemia sobre a COVID 19 trouxe a baila a velha luta dos “nós contra eles” usando como objeto de debate o coronavírus. E as análises que obrigatoriamente teriam que passar pelo filtro das três verdades, ciências da saúde ou médicas (medicina); ciências econômica (economia); e ciências políticas (geopolítica e exercício de mandato), tem se atentado a uma única área ou se espalhafatado ao bel prazer das idolatrias ideológicas. É bom que antes das vias de fato entendamos que “não há fatos eternos, com não há verdades absolutas” (Friedrich Nietzsche).

As ciências da saúde tem por obrigação descobrir como lidar, controlar ou mesmo aniquilar os efeitos dos causadores de doenças no organismo vivo. Vai desde as descobertas de vacinas, remédios, terapias, protocolos até hábitos culturais relevantes na prevenção da contaminação e discriminação do vírus.

As ciências da saúde, utilizam principalmente dos seguintes princípios metodológicos e atuações: na fase diagnóstica: anamnese, sondagem, exames clínicos, exames laboratoriais e testes; na fase de atuação: indicação de medicamentos, aplicação de manobras, massagens, exercícios terapêuticos específicos e atividades físicas, orientações de dietas, posturas e mudança comportamental; e na fase de acompanhamento: comparações de exames e testes, avaliação clínica e retornos periódicos.

As ciências econômicas também precisam ser acionadas, uma vez que a entrada do coronavirus causou impacto direto nas economias de todas as esferas, sejam elas públicas, privadas ou pessoais.

Precisamos compreender as oscilações da produção e oferta de empregos, as regras gerais de decisão, os mecanismos financeiros da economia, as relações econômicas com o exterior, as formas de competição entre as empresas, a sua regulamentação legal daqui para frente. Não dá para esquecer que a economia é uma ciência social, ela precisa dar respostas além do senso comum.

A ciência política é a teoria e prática da política e a descrição e análise dos sistemas políticos e do comportamento político. E neste momento de pandemia está em jogo não somente o rearranjo geopolítico do mundo como os mandatos daqueles que detém o poder. E estes sabem que “os erros de grandes homens são mais fecundos que as verdades de pequenos” (Friedrich Nietzsche). Por isto que há tanta gente batendo cabeça entre si.

Na guerra destas três verdades existe gente (a massa populacional) que precisa de proteção e rumo. Hoje estão perdidas entre pitacos e palpites de neocientistas de todas as áreas atuantes em whatsapp e espalhadores de fake news. Faz-se necessário entender que “as verdades diferentes na aparência são como inúmeras folhas que parecem diferentes e estão na mesma árvore” (Mahatma Gandhi).

A falta de consenso das ciências citadas, somado a volúpia dos neoconhecedores de um tudo, com suas lives e mensagens de whatsapp, somada aos espalhadores de fake news, além de ser pior que o vírus, mata mais que guerra nuclear. Morre gente e os que sobrevivem aniquilam o cérebro.



João Edisom de Souza é professor universitário e analista político em Mato Grosso.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet