Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Opinião

Se você realmente deseja ter um relacionamento saudável? Leia isto!

Sobre os relacionamentos narcisistas. Se você está passando por um relacionamento assim ou conhece alguém que também está, cuidado !!!

Os relacionementos saudáveis são muito flexíveis, contudo, deve existir companheirismo, amor, afeto, sexo, e, uma das chaves para a longevidade é a troca mútua, chamada de reciprocidade. Num relacionamento duradouro, não existe cobrança, existe conversa sadia e madura. Não existe projetos individuais, típico dos relacionamentos dos adolescentes, existe sim, projetos coletivos, como exemplo, “Essa decisão afeta positivamente a união do casal?

Agora, quando falamos de relacionamentos narcisistas, a conversa muda da “água para o vinho”. O narciso, como teve uma fase da infância mal resolvida, necessita de atenção excessiva, possui uma autoestima frágil, é vulnerável a críticas construtivas, e assim, acaba, descontando isso nas pessoas mais próximas a ele, principalmente nos seus relacionamentos afetivos.

As características dos narcisistas são: Ele em primeiro lugar; Apresenta inveja dos relacionamentos da parceira com sua família; Apresenta gestos grandiosos; O que prevalece são suas ideias e seus projetos são sempre mais importantes; Exigem admiração excessiva; Espera ser reconhecido como superior; Apresenta o ego inflado; Apenas ele, tem necessidade de desabafar suas mágoas, sentimentos e emoções; Pensa apenas nos seus valores e percepções; Não admite estar errado, e outras mais. Portanto, toda pessoa que mostra excessos esconde uma falta!

Como vocês devem ter percebido, devido ao seu senso de auto importância, existe uma relação de egoísmo relacional, as relações são unilaterais. Assim, ele não apoia a sua parceira e, as vezes, nem demonstra afeto. Com certeza, se torna um relacionamento egoísta, desestabilizado emocionalmente, pois não há troca, não gera reciprocidade.

O relacionamento narcisista geralmente se caracteriza por três fases: Fase 1) “a chegada do príncipe encantado” – fase da conquista, onde o narciso enche a pessoa de amor, faz de tudo para conquistar (gentileza excessiva, cordialidade exagerada, flores e bombons toda semana; ligações e mensagens a toda hora); Fase 2) “a desvalorização” – fase que o narcisista mostra a sua verdadeira personalidade, egoísta, manipulador, ciumento excessivo e; fase 3) “o descarte” – depois de conseguir o que queria (pois vive um projeto amoroso independente e não a dois), abandona a parceira.

As pessoas que estão vivendo esse relacionamento passam por diversos desafios, chamados de transtornos mentais como:

Depressão (sentimento de desesperança/perda de energia e motivação);

Tristeza (desânimo temporário) e Infelicidade;

Baixo autoestima (desvalorização da auto imagem); Inferioridade; Menosprezo e Melancolia;

Confusão mental;





Então, como sair de um relacionamento tóxico como este? Segue algumas dicas para te ajudar!

Primeiro, criar e/ou fortaler uma rede de apoio com a sua família e seus amigos, com esta rede, você estará mais fortalecida e mais conectada, assim, eles estarão sabendo o que está passando. Uma grande oportunidade de você desabafar sobre seus sentimentos e se caso, o narcisista tomar algumas ações mais agressivas, a tua rede de contato estará a par da situação.

Se sentir aprisionada na relação narcisista é muito comum, pois, o narciso possui estratégias comportamentais para descobrir seus pontos fracos e te manipular. O importante neste caso é pensar nos seus valores e no seu futuro, o que você busca num relacionamento? Quais são as características desejáveis num relacionamento para você? Lembre-se que a maior prisão não está no seu relacionamento, está na sua mente! Você deve dar um basta na relação, pois, ninguém muda ninguém, nós mudamos e transformamos!

A psicoterapia vai te ajudar muito neste processo de dor emocional, te trazendo uma realidade mais concreta da situação; te ajudará em transformar a sua dor em prazer, dando um novo significado para a sua história; Te ajudará a entender por que buscou esse tipo de relacionamento e a entender a mensagem oculta que está por trás dessa relação doentia; Te ajudará a buscar ferramentas internas e seus recursos inconscientes para sair dessa.

Após tratar-se, estará livre para praticar o amor próprio, a auto-valorização, e auto estima fortalecida. Sairá desse processo mais feliz, sem precisar aprovação de ninguém!



Dárcio Borges é Psicoterapeuta “Minha missão é ajudar mulheres a resolverem seus bloqueios emocionais com uma hora de Terapia por semana” Agende sua consulta!
Contatos: drdarcioborges@gmail.com https://www.drdarcioborges.com/
Instagram: @drdarciocborges Facebook: https://www.facebook.com/drdarcioborges/
Celular: (65) 99357-8334
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet