Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Opinião

Máscara: um importante instrumento de prevenção!

As máscaras são importantes instrumento de prevenção doenças, protegem o trabalhador que está exposto ao ar impuro contendo partículas de poeiras, fuligem, fumaça toxica, gases agressivos, vapores, ambientes com pouco oxigênio...

A exposição desses resíduos pode causar: câncer, doenças pulmonares, problemas respiratórios, e agora mais do que nunca o desconhecido da ciência o novo coronavírus.

As chamadas Gotículas de Flügge ou perdigoto são partículas líquidas expelidas para o ar quando uma pessoa fala, tosse ou espirra...

Essas gotículas contêm sempre agentes patogénicos, a virulência dos quais depende do estado de saúde da pessoa que as expelem.

Esse material contaminante expelidos por animais dentre eles os seres humanos foram descritas pela primeira vez pelo bacteriologista alemão Carl Flügge em 1847-1923, quando estudava a transmissão da tuberculose.

Partículas ou gotículas com tamanhos que variam, 0.1-2 mm de diâmetro, disseminam-se com facilidade no ambiente, as mais pesadas vão para o chão enquanto os mais leves diâmetros muito pequenos, cerca de 100 μ. evaporam e permanecem em suspensão, no ambiente, especialmente em ambientes fechados.

Estas partículas secas podem permanecer no ar de ambientes ou recintos fechados por um determinado período constituindo-se em um dos mecanismos de transmissão de infeções por via inalatória.

Como se sabe e se vê as Gotículas de Flügge, ou perdigoto são partículas líquidas expelidas para o ar quando uma pessoa fala, tosse ou espirra. Contém sempre agentes patogénicos, a virulência dessas partículas vai depender do estado de saúde da pessoa que as expelem.

Como Biólogo e pesquisador e mesmo como cidadão comum, penso que seria de suma importância, vereadores, deputados... propor e criar leis determinando aos profissionais que trabalham em restaurantes, redes hoteleiras, quiosques, usarem permanentemente mascaras ao manusearem alimentos.

Para os profissionais que apresentam programas de culinária nas redes de tvs sejam em tvs abertas ou canal fechados usarem obrigatoriamente a mascaras, porque como se vê a olhos nus, essas senhoras e senhores ao falarem sobre o preparo e feitura dos alimentos babam=chuviscam perdigotos em cima da comida.

Isso pode transmitir doenças a terceiros por pura falta de orientação, e fiscalização do poder público além da displicência dos dirigentes desses programas de cunho popular ou até mesmo por ignorância desse pessoal.

Fica a dica educação, informação e assepsia, cabe em qualquer lugar e faz bem à saúde da coletividade. E Como se sabe isso se chama higiene.



Romildo Gonçalves é Biólogo, Prof. Pesq. Em Ciências Naturais da Ufmt/Seduc
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet