Olhar Direto

Sábado, 20 de abril de 2024

Opinião

Você está precisando perder uns “quilinhos”? Entenda como controlar a compulsão alimentar de uma maneira simples e eficaz!

Sabemos que a alimentação é uma das necessidades básicas do ser humano, agora, quando se torna uma disfunção ou um desequilíbrio, passa a ser uma questão comportamental e mental, que chamamos de fome emocional.

Quando sentimos uma fome natural, a chamada fome física nos alimentamos de forma controlada, pausadamente, apreciando o sabor dos alimentos e optamos por aquilo que irá nos nutrir. Já na fome emocional, a fome vem de uma forma repentina; é uma espécie de fome mental e não do estômago; a pessoa apresenta ausência de sintomas físicos, desejos de alimentos específicos (massas, gorduras, frituras e doces); há uma fome insaciável, sendo que a pessoa nunca está cheia; não dá tempo entre a última refeição e o comer novamente; há necessidade de grandes volumes de comida e uma urgência; existe uma busca de um conforto ou recompensa; e o prazer é momentâneo.

Todos nós somos submetidos a desafios constantes na vida, tudo vai depender de como vamos lidar com eles. Contudo, é natural que algumas pessoas, não consigam gerenciar suas emoções, expressando assim, quadros de estresse, sintomas de ansiedade, nervosismo, frustração, tristeza, angústia e tédio. Conseqüentemente, ao invés de buscar estratégias para tratar e sanar isso, elas descontam suas emoções negativas na comida, como, uma forma de recompensa devido a trabalhos e rotinas estressantes/cansativas, como a busca de um bem estar específico ou para suprir uma dor ou uma carência afetiva.

Dessa maneira, a fome emocional é uma relação ruim, criada entre o mau gerenciamento das emoções do indivíduo com o seu alimento. Portanto, toda a situação que não ocorra uma administração correta das emoções, ocorrerá essa disfunção, uma falsa “válvula de escape”. Portanto, o mau gerenciamento, dessas emoções negativas dispara “gatilhos” para comer exageradamente.

Dessa forma, pessoas com fome emocional, comem para aliviar o estresse e a ansiedade; comem para comemorar; como uma forma de recompensa; comem quando estão ansiosos; comem mais rápido que o habitual; apresentam sentimentos variados como culpa, prazer, alívio e arrependimento após se alimentarem.

Toda mudança exige esforço, disciplina e comprometimento. A verdadeira mudança de vida ocorre de dentro para fora! Assim, segue algumas possibilidades para te ajudar neste desafio.

Para te ajudar neste processo de mudança, segue algumas perguntas para você gerar reflexões sobre o assunto e criar um plano de mudança de hábitos e comportamentos.

Quais são os pensamentos, sentimentos e emoções que lhe vem à mente quando se alimenta? / Quando você vai se alimentar, você está realmente com fome? / Qual a relação que você tem com a sua comida? / Como você encara o alimento na sua vida, para matar a fome física ou como recompensa? / Você merece estar bem alimentado ou recompensado? / Ao invés de se recompensar com comida, quais tipos de ações e comportamentos você poderia adotar para se presentear? / Quais são os bloqueios emocionais que estão te prendendo ao passado e que estão te impedindo de emagrecer? / Qual dor que precisa ser curada? / Qual carência afetiva precisa ser resolvida para que você não precise preencher com comida? / O que está faltando na sua vida, que, a comida ocupe e preencha um lugar tão grande nela? / Onde mais você consegue encontrar alegria e prazer na vida? / Qual o aspecto da vida que você precisa dar mais atenção? / Quais as estratégias você poderia adotar para ter o corpo que deseja? O que te impede? O que te bloqueia de emagrecer?





A psicoterapia te ajuda neste processo de mudança!

A identificar os motivos que levam a vontade de comer de forma errada/exagerada; te ajudará na mudança de hábitos e comportamentos; a buscar novas formas de sentir prazer; a reverter a fome emocional não deixando os fatores emocionais influenciarem na alimentação; a adotar comportamentos conscientes em relação a alimentação; a restabelecer uma relação saudável com a comida / na diminuição dos sintomas / técnicas para manejar a ansiedade, estresse, angustia e tristeza / melhorar o autocontrole / gerenciar as suas emoções / identificar os “gatilhos” emocionais que são disparados quando está com emoções afloradas.


“Ajudo mulheres que estão passando por desafios em suas vidas, e que por isso, acabam sofrendo de ansiedade, depressão e insônia e obesidade”






Agende sua consulta!

Dárcio Borges Psicoterapeuta Contatos: drdarcioborges@gmail.com https://www.drdarcioborges.com/ Instagram: @darciocborges Facebook: https://www.facebook.com/drdarcioborges/ Celular: (65) 99357-8334
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet