Olhar Direto

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Opinião

Quatro maneiras de lidar com a depressão testadas e aprovadas – Aprenda isto!

A depressão afeta 20% da população mundial e no Brasil já são mais de 38 milhões de depressivos. Chamada de mal do século, ela não tem nada a ver com a tristeza (passageira e não dura mais que duas semanas). A depressão devasta a vida da pessoa, reduzindo drasticamente a sua capacidade de trabalhar, de estudar e de fazer as coisas simples e rotineiras da vida.

Os sintomas da depressão afetam o humor, flutuando ao longo do dia, geralmente reduz durante o final da tarde/início da noite e melhora durante o dia. Ocorre uma tristeza profunda e persistente, interferindo no funcionamento diário da sua atividade pessoal e profissional. Ocorre diminuição do prazer e do interesse pelas atividades normais da vida. Podendo estar associados à ansiedade, medo intenso e ameaças externas.

Outro sintoma evidenciado é na esfera dos pensamentos. O depressivo parece apresentar uma espécie de “neblina mental”, enxerga a vida com lentes embaçadas, em preto e branco. Pensamento de autocrítica (danos a si mesmo), pensamentos relacionados à culpa, desesperança, pessimismo “nada vai dar certo”, são evidenciados pela pessoa. Diminuição da concentração e da velocidade mental (capacidade de pensar e raciocinar) são sintomas na área dos pensamentos da mente.

Sintomas físicos são os que fazem da depressão uma doença mental severa, pois, tira a capacidade motora do individuo de realizar/fazer atividades simples da vida como levantar da cama, estudar, trabalhar e estar junto da sua família. Diminuição da energia física, fadiga, cansaço excessivo, diminuição sensibilidade a dor (crônica), alterações no sono e apetite caracterizam os sintomas da depressão na área físico-motora do indivíduo.

As interações sociais são prejudicadas no círculo social das pessoas com depressão. Demonstram insatisfação com os próprios relacionamentos pela não valorização dos mesmos não sentem prazer por ninguém, apresentam uma solidão inexplicável, não apresentam forças para interagir com amigos, conhecidos e familiares, são acometidas por isolamentos e afastamento das pessoas. Sentimentos de culpa, autocrítica e diminuição do prazer são comuns acontecerem.

Portanto, a depressão não tem nada a ver com sentimentos de alegria ou tristeza e sim com uma queda persistente, alteração e oscilação do humor, da capacidade física/mental, da sensibilidade a dor psíquica/mental o indivíduo. Existe uma verdadeira profundidade ou caimento na energia vital da pessoa, a sua motivação e prazer pela vida são sugados.

A pessoa depressiva geralmente não acha formas e maneiras de lidar com isso devido, 1) pela falta da capacidade de raciocinar, pensar e refletir; 2) Pela memória e concentração ficarem prejudicadas; 3) Pela falta de energia física e força para mudar a situação.

Se você leu este material até aqui, é porque tem o interesse sobre o tratamento e as formas de lidar com a depressão não é mesmo? Então vamos lá!

É importante deixar claro que, cada pessoa é única, assim, cada mente reage de uma maneira diferente frente a mesma patologia. Portanto, é obrigatório buscar ajuda profissional para fins de diagnóstico e posterior tratamento.

Segue algumas estratégias para manejo da depressão:

Dieta antidepressiva – Dieta baseada em alimentos que diminuirão o estresse oxidativo, os radicais livres, diminuindo a inflamação cerebral do paciente. Alimentação rica em cereais integrais, vegetais, frutas, azeite de oliva, oleaginosas, leite e derivados, legumes, peixes, aves e ovos.

Atividades físicas / Yoga – Toda atividade psicofísica, promove o bem estar, melhora a motivação e ajuda sua condição psicomotora. Além de “forçar” o indivíduo a levantar da cama melhorando seu círculo social.

Estimulação magnética transcraniana (EMT) – Se trata de uma técnica não invasiva, que usa campos magnéticos para estimular pequenas regiões do cérebro por indução eletromagnética, colocado próximo da cabeça do paciente. A EMT é um tratamento terapêutico para a ansiedade e depressão que não é baseado em remédios, baseada na estimulação dos neurônios via ondas magnéticas direcionadas para alguns específicos do cérebro.

A psicoterapia - Processo terapêutico que ajuda o paciente a desafiar e questionar os seus pensamentos depressivos e suicidas “Eu não faço nada de útil”, “Eu sou um inútil”, “Eu não consigo desempenhar minhas atividades”, “Essa condição não vai melhorar”, “A culpa é minha”, “Morrer é melhor saída”, “Vou acabar com essa dor” por pensamentos fortalecedores e realistas.

Ajuda o paciente a encontrar a causa-raiz do problema, o que está o levando a apresentar depressão como, a) fatores genéticos; b) alterações químicas na produção e/ou nos níveis de dopamina, serotonina e noradrenalina; c) utilização de substâncias e/ou remédios específicos; d) Seu histórico de vida como tragédias, os acidentes, perdas de entes queridos, traumas de infância como os maus tratos, o abuso sexual, são as principais causas da depressão.

Aborda a mente inconsciente da pessoa, descobrindo o porquê (aconteceu) e o como (mudar), trabalhando uma linguagem própria como a intervenção por meio de metáforas e das sugestões positivas de mudança e ressignificação.

Nunca se automedique, procure um profissional da área para te ajudar. A depressão tem cura em 80% a 90% dos casos.





Dárcio Borges é Psicoterapeuta

“Minha missão é ajudar mulheres a resolverem seus bloqueios emocionais com uma hora de Terapia por semana”

Agende sua consulta!

Contatos: Site: https://www.drdarcioborges.com/ email: drdarcioborges@gmail.com Instagram: @drdarciocborges Facebook: https://www.facebook.com/drdarcioborges/ Celular: (65) 99357-8334
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet