Olhar Direto

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Opinião

Ética e mordomia

Eu nunca fui bom de guardar datas, mas tem uma que vem massivamente sendo debatida: 22/04/2020, alguém não atento ou ocupado demais com afazeres cotidianos se pergunta: que data é essa? Respondo. Desde a saída do agora ex-Ministro da Justiça e Segurança, Dr. Sergio Fernando Moro, acusação e defesa estão em litigio de provas e contraprovas para averiguação de possíveis interferências na Policia Federal pelo Presidente Jair Messias Bolsonaro.

Esta é a data de uma reunião, onde o Ministro do STF, decano, Excelentíssimo Senhor Celso de Melo autorizou tornar publica a reunião e desde então a mídia tem divulgado e discutido. Tal reunião mostra o chefe do executivo nacional, em reunião com seus ministros, delineando ações e aparando arestas. Parte da sociedade apoia as palavras do presidente, outra parte condena. E isto leva a pensar, quem "somos" quando ninguém está olhando? Na reunião supracitada, alguém em algum momento pensou que a tal poderia ou seria publicizada, e mais, que toda a nação teria acesso aos bastidores?

O ponto central é de que tanto o cidadão comum e humilde, quanto a celebridade e os gestores públicos estão suscetíveis a tais eventos. Em tempos de dinheiro no paletó, de reuniões na mídia, fotos vazadas, vídeos de anônimos, enfim, o gestor público e o político precisam entender que são figuras publicas que representam o povo.

Quando fiz a primeira graduação deparei-me com uma disciplina chamada Filosofia, que veio ao encontro de alguns pensamentos e anseios de um jovem de 20 anos, que almejava ganhar o mundo. Esta matéria, que é uma ciência, sob meu ponto de vista, seria primordial estar presente em todos os anos do ensino. A frase "penso, logo existo", de Descartes fez todo o sentido, e através de livros, como por exemplo, "O Mundo de Sofia" e "Filosofando", aprendi a pensar e ter opinião. Falando nisso, como diz um comunicador cuiabano, "só não muda de ideia quem não tem".

Assim conheci a etimologia da palavra ética, e que ela é subjetiva. O subjetivo surge porque é individual, cada um tem a forma de tratar, de viver a sua. Ainda, o que é ético para um individuo, não exatamente se encaixa para outro. Na sociedade também é delineado, e algumas vezes vai ao encontro do mesmo cidadão que a compõe, até porque a ética precisa de limites e respeito e a sociedade para a convivência harmônica. No dicionário online tem o seguinte significado para ética: "conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade".

Já a palavra mordomia tem a definição de "função, ofício de mordomo; mordomado", e também está presente no sentido bíblico. O doutor Lucas, evangelista, em seu livro refere assim: "o qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor pôs sobre os seus servos" (Lucas 12:42). Porem quando dito popularmente tem-se na mordomia o individuo folgado, com vida fácil e tranquila. Mas ser mordomo é ser submisso, servo, servir. Engraçado como as palavras em nossa língua enganam, quando fora de contexto. Já o termo "fora de contexto" tem sido amplamente empregado em casos de defesa e/ou acusação, é ferrenho tal uso.

Entendam, as desculpas clássicas "errar é humano" ou "a carne é fraca", não servem mais de artifícios para se justificarem, não colam mais. Prometeu, cumpra! Plano de governo é um anexo às promessas de campanha, é feito para executar na integra. A população que acredita na eleição e vota, quer mudança e seriedade.

Seja no município, Estado e/ou na União, a frase estampada na nossa bandeira "Ordem e Progresso" precisa ser praticada para o bem do País. Não que é rica, exportadora e celeiro do mundo, mas ao mesmo tempo tem parte da sociedade carente de homens éticos e mordomos, que representem verdadeiramente a sociedade, que aguarda ansiosamente por um futuro nunca esquecido.




João Fernando Carneiro Siqueira é especialista em Gestão Pública de Saúde, graduando em Direito e servidor público estadual em Mato Grosso.
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet